A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, com a cooperação técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, disponibiliza as respostas às contribuições recebidas durante a consulta pública dos documentos do “Estudo de Baixo Carbono para a Indústria do Estado de São Paulo de 2014 a 2030”. Estes documentos foram elaborados com a construção de cenários de referência e cenários de baixo carbono, a partir de consultas a especialistas de cada setor, e pelos estudos setoriais disponíveis, utilizando a ferramenta “Curva de Custo Marginal de Abatimento” (MACTool), cedida pelo Banco Mundial. As análises são apresentadas em gráficos de cunha (Wedge Graph).

A Consulta Pública teve início em 10 de outubro de 2017 e encerrou-se em 29 de dezembro de 2017. Após esse período os comentários, críticas, observações pertinentes e sugestões de aprimoramento, foram compilados e analisados pelos autores responsáveis por cada documento, que se dedicaram a analisar com o mesmo rigor técnico que tiveram durante o desenvolvimento do trabalho. Os documentos dos setores de Química, Siderurgia e o Relatório Síntese, receberam contribuições que foram respondidas e, na grande maioria das vezes, quando cabível, incorporadas aos documentos finais. Os documentos dos setores de Cal e Cimento não receberam contribuições. Agradecemos as manifestações recebidas que colaboraram na obtenção de um trabalho de qualidade e maior clareza na interpretação das informações.

Cabe ressaltar que este trabalho é o primeiro estudo de baixo carbono específico para os setores industriais de Química, Cal, Cimento e Siderurgia do Estado de São Paulo, que aplica a metodologia mencionada e, portanto, após a análise da Consulta Pública e com intuito de dar maior transparência, foi incorporado aos textos de todos os documentos, notas e comentários sobre o caráter inicial e exploratório deste projeto. Espera-se que com as novas indagações que surgem a partir da análise deste trabalho, outros estudos que aprofundem novos escopos e novos cenários sobre o tema possam ser elaborados pelos setores.

CONTRIBUIÇÕES RECEBIDAS DURANTE A CONSULTA PÚBLICA:
Setor de Química
Setor de Siderurgia
Relatório Síntese

Fale conosco: inventariogee_cetesb@sp.gov.br

Atualizado em março de 2020