• Sobre o Curso

    O curso realizado na CETESB sobre “Recuperação energética do Biogás em aterros sanitários e estações de efluentes”, em 2009, teve a participação de 48 inscritos de diversos Estados do Brasil (Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo), além do exterior (Chile). O curso ministrado por 6 docentes foi muito bem avaliado na opinião dos participantes.

    Objetivo do curso

    Fomentar o uso energético do biogás, apoiando a avaliação de viabilidade de projetos de MDL em aterros. Discutir o uso da energia, os problemas ambientais, o aquecimento global, o gerenciamento e disposição dos resíduos sólidos, o potencial da captação do biogás, a geração de energia elétrica no Brasil, a venda de créditos de carbono e os benefícios gerados pela diversificação da matriz energética no país.

    Público alvo:

    Profissionais com nível superior da área de gestão ambiental, que atuem em aterros e profissionais da área de meio ambiente de empresas públicas e privadas, em prefeituras, organizações governamentais ou não governamentais que atuem no setor ambiental, pesquisadores e consultores. Profissionais que busquem especialização no setor ambiental e/ou que tenham experiência profissional na área de biodigestores, biogás, biodigestão anaeróbica ou geração distribuída de energia elétrica com biogás.

    Programa:

    1. Apresentação do curso
    2. Gestão de resíduos
    3. Processos anaeróbios
    4. Estimativa de emissão de gases de efeito estufa
    5. Alternativas de uso energético do biogás
    6. Protocolo de Quioto e o mecanismo do desenvolvimento limpo – MDL
    7. Apresentação dos projetos de biogás
    8. Exercício com o programa de computador para cálculo de geração de biogás e opções de uso energético (Programa “Biogás, geração e uso energético”, versão 1.0)

    Metodologia:

    Aulas expositivas com projetor multimídia;
    Exercícios interativos (ilustrativos)’;
    Softwares específicos;
    Apresentação de casos para debate;
    Dinâmica de grupo.

    Breve histórico da atuação do PROCLIMA/CETESB na área

    Nas décadas de 70 e 80, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), foi pioneira no desenvolvimento da tecnologia de tratamento anaeróbio de esgotos domésticos em reator de fluxo ascendente e manto de lodo. Operou experimentalmente um reator desse tipo por mais de 15 anos. Além disso, é referência nacional em tecnologia de manejo de resíduos sólidos domésticos. Além disso, criou, atualiza e publica anualmente os dados do Inventário de Resíduos dos Municípios do Estado de São Paulo.

    A CETESB produziu, em 1999, o Relatório de referência das emissões de metano pelo tratamento e disposição de resíduos – série histórica 1990 a 1994, empregando o método do Painel Interngovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), em uma parceria de três anos com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), subsidiada por recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do US Country Studies.

    Em 2000, hospedou a primeira reunião mundial do IPCC sobre “Boas práticas em Inventário de emissão de gases de efeito estufa por resíduos”.

    Em 2001, foram firmados dois convênios envolvendo a transferência, para o Estado de São Paulo, de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para a elaboração de guias de orientação para a recuperação e o uso energético do biogás: um para o setor de efluentes e outro para o setor de resíduos sólidos.

    Em 2006, ao final do Convênio firmado em 2001, a CETESB publicou dois programas de computador orientando o uso energético do metano gerado pelos resíduos e dois manuais do usuário para os respectivos programas. Tais programas fornecem uma estimativa de potencial, e de viabilidade, da recuperação energética do metano pelo tratamento de resíduos sólidos e efluentes. Estes programas vêm sendo divulgados entre os potenciais usuários da energia do metano gerado pelos resíduos, os projetistas e no meio acadêmico.

    Também em 2006, através de contrato firmado entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD, a agência implementadora do Fundo Global para o Meio Ambiente, a CETESB elaborou o Relatório de referência das estimativas das emissões de metano no tratamento e disposição de resíduos, para o período de 1990 a 1994, que integra o “Primeiro Inventário Brasileiro de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa”, também baseado em metodologia do IPCC.

    A CETESB elaborou o “Relatório de referência do setor de resíduos e efluentes – série histórica 1990 a 2005”, que será uma das bases para a preparação da “Segunda Comunicação Nacional do Brasil à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima”, coordenada pelo MCT. Paralelamente, a CETESB coordena o desenvolvimento do “Inventário de emissões de gases de efeito estufa do estado de São Paulo – série histórica 1990 a 2008”, que deverá entrar em consulta pública até o final de 2010.

    Lista Eletrônica de Debates: ozonio@cetesbnet.sp.gov.br

  • Álbum

    Fotos: José Jorge

  • Realização:
    realizacao_curso2011

Atualizado em março de 2020