• Sobre o Evento

    Especialistas de diversos setores participaram, neste dia 06/06, do Seminário “Impactos das Mudanças Climáticas e Cenários no Estado de São Paulo”, para discutir os efeitos da elevação da temperatura no estado, avaliando especialmente os efeitos sobre a agricultura, além de na biodiversidade, na elevação do nível do mar e sobre a saúde humana.O evento, aberto pelo presidente da CETESB, Fernando Rei, foi realizado na sede da agência ambiental paulista, em Pinheiros. Rei afirmou que a Companhia sempre esteve aberta às universidades para discutir esses temas, que são urgentes: “Esse programa não é novo. Em 1995, a CETESB implantou o Programa Estadual de Mudanças Climáticas – PROCLIMA, pois o assunto deve ter a abordagem de diferentes autoridades, tendo em vista a complexidade e a multidisciplinaridade”. Como resultado, segundo ele, o PROCLIMA foi responsável, entre outras, pela elaboração do Inventário Nacional de Emissões de Metano de Resíduos.

    O encontro, que faz parte do Projeto Cenários 2020, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo, foi organizado pela Secretaria do Meio Ambiente, em conjunto com a CETESB, Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, e Instituto de Estudos Avançados da USP.

    Para Fábio Feldmann, secretário-executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, “o maior desafio é mobilizar a sociedade para a direção certa, pois muitas vezes a crise do dia a dia transfere a pauta para uma outra direção”. Ele lembrou, também, que a política externa brasileira é a mesma de anos atrás, “ainda que o mundo tenha mudado”.

    No período da manhã, foram apresentados e discutidos o “Papel da FAPESP nas pesquisas sobre mudanças climáticas”, apresentado por Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação para o Amparo da Ciência do Estado de São Paulo – FAPESP; “Mudanças climáticas: um resumo das conclusões dos Relatórios I e II do IPCC”, por Pedro Leite da Silva Dias, do Instituto de Estudos Avançados – IEA e Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG, da USP; “Visão histórica das mudanças climáticas em São Paulo”, e por Tércio Ambrizzi, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG, da USP.

    Nesse primeiro bloco, a coordenação dos trabalhos ficou a cargo de Fábio Feldmann. No segundo bloco, os trabalhos coordenados por Pedro Leite da Silva Dias, foram os seguintes: “Vulnerabilidades na agricultura”, por Luiz Cláudio Costa, da Universidade Federal de Viçosa – UFV; “ Mudanças climáticas e zoneamento agrícola”, por Eduardo Delgado Assad, da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias – Embrapa Informática Agropecuária; e “Mudanças climáticas e adaptação agrícola”, por Marcelo Bento Paes de Camargo, do Instituto Agronômico de Campinas – IAC.

    À tarde, os trabalhos tiveram a coordenação de Fernando Rei, presidente da CETESB, e foram esses: “ Mudanças climáticas e biodiversidade no Estado de São Paulo”, por Carlos Joly, do Instituto de Biologia, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; “Impactos na variação do nível do mar”, por Afrânio Rubens de Mesquita, Instituto Oceanográfico – IO, da USP; “ Impactos das mudanças climáticas na saúde humana”, por Alfésio Luis Ferreira – Faculdade de Medicina, da USP.

    E, no segundo bloco, os seguintes temas foram expostos: “Articulação de políticas públicas: Município, Estado e Governo Federal”, por Luiz Gylvan Meira Filho, do IEA-USP; “Geração de conhecimento e construção de cenários”, por José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia – IEE-USP; e “Mitigação das mudanças climáticas”: resultados do Relatório III do IPCC”, por Roberto Schaeffer, da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação
    de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Após o final das apresentações, houve uma sessão de debates entre os participantes.

    Lista Eletrônica de Debates: ozonio@cetesbnet.sp.gov.br

  • Programa
  • Notícias
  • Álbum

    Crédito: CETESB

  • Downloads
  • Realização:
    realizacao_impactossp2007

Atualizado em março de 2020