• Sobre o Evento

      A Secretaria do Meio Ambiente – SMA e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB promoveram nesta terça-feira (09/10), em sua sede, em São Paulo, o seminário “Impactos das Mudanças Climáticas nas Metrópoles”. O evento reuniu pesquisadores da USP, UNESP, UNICAMP, governos do Estado e federal, além dos especialistas da CETESB e da SMA, com o objetivo de discutir os impactos das mudanças climáticas, previstas nos últimos relatórios do IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, nas grandes metrópoles do mundo.

      O seminário contou, em sua abertura, com as presenças do secretário-adjunto da SMA, Pedro Ubiratan, do secretário-executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade, Fábio Feldamnn, e do presidente da CETESB, Fernando Rei, entre outros.

      Ubiratan ressaltou que o assunto está na agenda ambiental do planeta: “Em função da importância da discussão sobre esse tema, está havendo uma integração maior entre os cientistas e os órgãos públicos”. Já de acordo com Feldmann, as políticas estadual e municipal com relação às mudanças climáticas têm representado um apoio essencial para o trabalho das comunidades científicas. E Fernando Rei lembrou que em 1995 foi criado o PROCLIMA – Programa Estadual de Mudanças Climáticas e produzido o primeiro inventário sobre os gases de efeito estufa pelo Governo do Estado. “A CETESB pretende continuar a ser um agente de transformação. É emergencial que as políticas públicas mais a academia estejam juntas no enfrentamento dessas grandes questões”.

      Na parte da manhã, as palestras foram com o tema “Mudanças Climáticas nas áreas urbanas e qualidade de vida”, proferida pela professora Magda Adelaide Lombardo , do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP de Rio Claro. Ela enfatizou, entre outras coisas, que “é necessária uma mudança de atitude e de comportamento, para mudarmos a realidade”. Outros palestrantes foram Edmilson Dias de Freitas , do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, que discorreu sobre “mudanças climáticas no planeta”; Wagner Ribeiro, do Departamento de Geografia e do Programa de Ciência Ambiental da USP, que falou sobre “Adaptação às mudanças climáticas na Região Metropolitana de São Paulo”; e Luci Hidalgo Nunes, do Departamento de Geografia do Instituto de Geociência da UNICAMP, que palestrou sobre “Mudanças ambientais, desastres e repercussões no meio ambiente”.

      A reunião teve o apoio do Instituto de Estudos Avançados da USP, do Centro de Análise e Planejameno Ambiental do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP de Rio Claro, do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP de Rio Claro e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP.

      Lista Eletrônica de Debates: ozonio@cetesbnet.sp.gov.br

    • Programa
    • Notícias

Atualizado em março de 2020