Nos dias 15 e 16 de setembro, a CETESB realizou a oitava edição do curso “Inventário de Gases de Efeito Estufa: Sustentabilidade Corporativa e Pública”, com coordenação técnica da Divisão de Mudanças Climáticas da Vice-Presidência.

As aulas foram ministradas por especialistas da área e profissionais da agência ambiental. O objetivo do curso foi subsidiar as empresas com informações, que serão utilizadas, por exemplo, na elaboração do inventário de emissões de gases de efeito estufa que alguns setores da indústria precisam enviar a CETESB para atender a Decisão de Diretoria N° 254/2012.

O curso contou com professores experientes da área climática, o economista Felipe Bottini,  observador das Conferência das Partes da Convenção do Clima e um dos fundadores da ABRAVERI – Associação Brasileira das Empresas de Verificação e Certificação de Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE), que fez um breve histórico sobre a ciência do clima e do impacto do Acordo de Paris para o monitoramento dos GEE’s; em seguida o biólogo Roberto Strumpf,  com  experiência na elaboração de inventários corporativos e um dos profissionais responsáveis pela implantação do Programa GHG Protocol no país, fez uma introdução sobre a sistemática de elaboração de inventários coorporativo e com atividades práticas sobre a definição da fronteira dos inventários corporativos; na sequência o gestor ambiental, George Magalhães, atual coordenador do Programa Brasileiro do GHG Protocol deu continuidade  ao curso, apresentando a ferramenta do GHG, com algumas atividades praticas de elaboração de inventários coorporativos.

A gerente da Divisão de Mudanças Climáticas da CETESB, Josilene T. V. Ferrer, apresentou a legislação estadual e como a Companhia Estadual vem lidando com a internalização deste tema na agenda ambiental, e em especial em ações decorrentes da Decisão de Diretoria N° 254 de 2012 que determina a entrega de dados de emissão de GEE para 29 segmentos da indústria paulista por fim, o professor da USP, Sérgio Pacca apresentou uma prévia do trabalho que ele esta coordenando em parceria com a CETESB e o BID que trata de cenários de baixo carbono para  setores da economia paulista, a saber: siderurgia e cal, química, cimento e construção civil.

Na atual edição, o curso contou com a participação de 32 profissionais, representantes da academia e de empresas públicas e privadas, oriundos de diversos estados brasileiros. Na grade de aulas, foram abordados aspectos teóricos e metodológicos, que  fundamentam a elaboração dos inventários corporativos.

O treinamento, com a aplicação de exercícios práticos, foi uma oportunidade para os profissionais ampliarem seu conhecimento sobre o tema e sobre as ferramentas de relato de emissões.

Realização:

AmbienteSP_Cetesb

 

 

Atualizado em março de 2020