A Coordenadoria de Biodiversidade (CBRN) da Secretária do Meio Ambiente (SMA), em parceria com a Companhia Ambiental Paulista (CETESB), contratou a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE), para elaborar o “II Inventário de Emissões Antrópicas por Fontes e Remoções por Sumidouros de Dióxido de Carbono (CO2), Associadas ao Setor de Uso da Terra, Mudanças do Uso da Terra e Floresta (UTMUTF) para o Estado de São Paulo, no período de 2008 a 2011”. Esta iniciativa contou com o apoio financeiro do Banco Mundial.

A FUNCATE acumulou uma vasta expertise na realização de Inventários do setor de UTMUTF, sendo a responsável pela realização dos três inventários brasileiros e do primeiro inventário paulista.  O presente estudo é uma continuidade deste primeiro inventário, elaborado em parceria com a CETESB, sob a responsabilidade da Divisão de Mudanças Climáticas. Esta experiência levou a SMA a firmar um convênio com a CETESB, com o objetivo de contar com a Divisão de Mudanças Climáticas para acompanhar o seu desenvolvimento, o processo de debate e apresentação dos resultados previstos pela Política Estadual de Mudanças Climáticas, e, além disso, preparar a publicação do relatório final.

Assim como o I Inventário Paulista, este novo estudo setorial para os anos de 2008 a 2011, conta com a revisão técnica da Dra. Thelma Krug, assistente internacional da Presidência Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), membro do conselho do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), composto por especialistas na área de Inventário do setor de UTMUTF, e, além disso, revisora dos dois primeiros inventários nacionais e umas das autoras do Guia de Boas Práticas para o setor de Uso da Terra, Mudanças de Terra e Floresta do IPCC.

Atualizado em março de 2020