A aprendizagem é um instituto que cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para as empresas, pois prepara o jovem para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mercado de trabalho.

O Programa Aprendiz é dirigido a jovens de ambos os sexos, com no mínimo 14 anos completos e máximo 21 anos e 08 meses. Tem carga horária de 6h diárias, duração de 15 (quinze meses) e é composto por dois módulos:

  1. Aprendizagem Teórica, desenvolvido nas dependências de empresa contratada para esse fim;
  2. Aprendizagem Prática, na Sede da CETESB e nas unidades descentralizadas de Cubatão, Campinas, Taubaté, Marília e Ribeirão Preto.

Na Cetesb o Programa Aprendiz é coordenado pelo Departamento de Gestão de Recursos Humanos – AR por meio do Setor de Avaliação e Desenvolvimento de Recursos Humanos – ARDD.

A RASC – Rede Assistência Socioeducacional Cristã é a responsável pela execução do Programa Aprendiz na CETESB, com a condução do processo seletivo, contratação e administração dos aprendizes. Para maiores informações de como participar do Programa Aprendiz consulte http://www.rasc.com.br.