Celebração ao Dia do Ozônio

Cerca de 300 pessoas participaram das atividades do 11º Seminário de Comemoração ao Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio, promovido em conjunto pela Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo, pelo Grupo Ozônio e pela Abrava, no último dia 15 de setembro. O vice-presidente de Tecnologia e Meio Ambiente, Samoel Vieira de Souza, esteve representando a Abrava na abertura do evento. Vários outros dirigentes e membros da entidade também marcaram presença no evento. Desta vez, a cerimônia contou ainda com uma homenagem especial do Grupo Ozônio ao trabalho desenvolvido internacionalmente por Suely Machado Carvalho no Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento – PNUD.

Diretora da Unidade do Protocolo de Montreal e com atuação a partir de Nova York, nos Estados Unidos, Suely apresentou no seminário uma palestra sobre “As Relações entre os Protocolos de Kyoto e de Montreal”. O primeiro trata das iniciativas voltadas para conter o aquecimento global do planeta e o segundo das medidas para combater a destruição da camada de ozônio.

Outro palestrante foi o engenheiro Luiz Roberto Peleias Nunes, gerente geral da empresa Emerson Climate Technologies, que discorreu sobre as soluções tecnológicas existentes no mercado para efetuar o gerenciamento e a otimização energética com vistas à preservação do meio ambiente e a redução de custos operacionais das instalações de produção de frio.

O professor Roberto de Aguiar Peixoto, da Escola de Engenharia Mauá e membro do Comitê de Opções Técnicas em Refrigeração e Ar Condicionado do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), ficou encarregado de abordar as tendências no mercado quanto às alternativas de fluidos refrigerantes.

Por fim, foram apresentadas as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo governo federal para fazer cumprir as determinações do Protocolo de Montreal. A apresentação neste caso foi feita por Ruy de Góes Leite de Barros, diretor do Programa de Proteção e Melhoria da Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Paralelamente ao seminário também foi realizada uma exposição de produtos e serviços oferecidos pelos patrocinadores do evento, entre os quais se incluem Bandeirantes Refrigeração, Dupont, Embraco, Emerson Climate Technologies, Invensys e Scarceli Refrigeração. O seminário contou também com o apoio do PNUD, Senai e Sindratar, além da Smacna Brasil.

Fonte: Revista ABRAVA – Edição 240 – Setembro 2006 – Ano 30 – p.28