Faz parte da cultura da Cetesb fazer contato com as prefeituras paulistas para apresentar o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sigor).

Desta vez representantes de 15 municípios da região de Limeira interessados no Sigor solicitaram ao gerente da Agência Ambiental da Cetesb na cidade , Adilson Rossini, uma palestra sobre o tema.
Isso ocorreu no dia 26 de março, na Faculdade de Tecnologia de Limeira, e o tema foi ministrado pelo coordenador do Sigor, João Luiz Potenza, gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da Cetesb.

“Apresentamos o Sigor como uma ferramenta que auxilia no monitoramento da gestão dos resíduos sólidos, dando ênfase ao ‘Módulo Construção Civil’, desenvolvido pela Secretaria do do Meio Ambiente, Cetesb e Sindicato da Indústria da Construção Civil (SindusCon-SP”, disse Potenza.

Acrescentou que o sistema tem o objetivo de monitorar parte do fluxo dos resíduos desde sua geração até a destinação final, incluindo transporte e destinações intermediárias.

E também auxiliar no gerenciamento das informações referentes aos fluxos de resíduos no estado de São Paulo.
Potenza completou: “A correta utilização do Sigor assegura que os resíduos gerados sejam transportados por empresas cadastradas, permitindo assim, que tenham destinação ambientalmente adequada”.