AnoM.T.M.
(kg)²
M.V.E.
(kg)³
Ciclo
Teste
Limite das Emissões (g/km)CO6
Marcha
Lenta
(%)
CÁRTEREvap.7
(g/teste)
COHCNOxRCHO4MP5
jan/98 =<3856 =<1700FTP 752,00,30,60,030,120,50nula6,0
mai/03 =<3856 =<1700FTP 752,00,30,60,030,120,50nula2,0
jan/05(40%) =<3856 =<1700FTP 752,00,168
ou
0,309
0,2510
ou
0,605
0,030,080,50nula2,0
jan/06(70%) =<3856 =<1700FTP 752,00,030,080,50nula2,0
jan/07(100%) =<3856 =<1700FTP 752,00,030,080,50nula2,0
jan/09 =<3856 =<1700FTP 752,00,0580,12100,020,050,50nula2,0
jan/09 =<3856 =<1700FTP 752,00,3090,2550,020,050,50nula2,0
jan/98 =<3856>1700FTP 756,20,51,40,060,160,50nula6,0
mai/03 =<3856>1700FTP 756,20,51,40,060,160,50nula2,0
jan/05(40%) =<3856>1700FTP 752,70,208
ou
0,509
0,4310
ou
1,005
0,060,100,50nula2,0
jan/06(70%) =<3856>1700FTP 752,70,060,100,50nula2,0
jan/07(100%) =<3856>1700FTP 752,70,060,100,50nula2,0
jan/09 =<3856>1700FTP 752,70,0680,25100,040,060,50nula2,0
jan/09 =<3856>1700FTP 752,70,5090,4350,040,060,50nula2,0
jan/96>=200011-13 modos4,91,209,00-0,712
ou
0,413
-nula-
jan/96>=200011-13 modos4,91,209,00--nula-
jan/00>=200011-13 modos4,01,107,00-0,15-nula-
jan/05(40%)>=200011-ESC +2,10,665,00-0,10
ou
0,1316
-nula-
jan/06(100%)>=200011-ELR14, 152,10,665,00--nula-
jan/05(40%)>=200011-ETC175,450,785,00-0,16
ou
0,2116
-nula-
jan/06(100%)>=200011-ETC175,450,785,00--nula-
jan/09>=200011-ESC +1,50,463,50-0,02-nula-
jan/09>=200011-ELR181,50,463,50-0,02-nula-
jan/09>=200011-ETC194,00,553,50-0,03-nula-

  1. Conforme Resolução Conama nº 15/95 e 315/02.
  2. M.T.M. = Massa Total Máxima.
  3. M.V.E. = Massa de Veículo para Ensaio.
  4. RCHO = total de formaldeído e acetaldeído, apenas para veículos com motor Otto.
  5. Apenas para veículos com motor Diesel.
  6. Apenas para veículos com motor Otto.
  7. Apenas para veículos com motor Otto, exceto para o GNV.
  8. Hidrocarbonetos não metano, apenas motores Otto, inclusive GNV.
  9. Hidrocarbonetos totais, apenas para motores a GNV.
  10. Para motores Otto, inclusive a GNV.
  11. Procedimento opcional, apenas para veículos a diesel, com as emissões expressas em g/kWh.
  12. Para motores até 85kW.
  13. Para motores com mais de 85kW.
  14. Exceto para motores a GNV.
  15. Limite de opacidade para motores do ciclo Diesel no ciclo ELR = 0,8 m (-1).
  16.  Somente para motores até 0,75 L/cilindro e rotação de potência nominal acima de 3000 m (-1).
  17. Para motores do ciclo Diesel com pós tratamento de emissões (que deverão atender também ao item 14, e para motores a GNV.
  18. Limite de opacidade para motores do ciclo Diesel no ciclo ELR = 0,5 m (-1).
  19. Motores do ciclo Diesel atenderão aos limites nos ciclos ESC, ELR e ETC. Motores a GNV atenderão apenas a este item.