TURMA 8

A Escola Superior da CETESB – ESC comunica que estão abertas as inscrições para o PROCESSO SELETIVO ao Curso de Pós Graduação Lato Sensu “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais”, a ser realizado nas suas dependências, no período de março de 2025 a março de 2027.

1. INFORMAÇÕES GERAIS

1.1 Público Alvo: profissionais de nível superior de várias áreas do conhecimento, provenientes de: órgãos de meio ambiente e demais órgãos públicos, prefeituras, indústrias, empresas de engenharia e de consultoria, escritórios de advocacia, companhias e órgãos de saneamento, concessionárias de serviços públicos, agências reguladoras, instituições de ensino e pesquisa, associações de profissionais, entidades representativas da sociedade civil, autônomos e demais interessados, com atuação e/ou interface na temática ambiental.

1.2 Modalidade: Curso de especialização.

1.3 Metodologia: Curso presencial, cuja metodologia envolve aulas expositivas, visitas técnicas, estudos de caso e trabalhos em sala de aula.

Excepcionalmente poderão ocorrer aulas on line, em caso de situações de força maior.

1.4 Vagas Oferecidas: 36 vagas

1.5 Local do Curso: Escola Superior da CETESB – Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 – prédio 6 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP.

1.6 Período de Realização: 15 de março de 2025 a março de 2027.

* a Aula Inaugural está prevista para o dia 14 de março de 2025.

1.7 Horário: sextas-feiras das 19h às 22h15; sábados das 8h30h às 11h45 e 13h15 às 16h30. O calendário prevê até três finais de semana por mês. Clique aqui para ver o Calendário Provisório

1.8 Carga Horária: 450 horas (curso completo com 16 disciplinas), com a inclusão de visitas de campo e trabalhos práticos em sala de aula. Esta carga horária não inclui o tempo de dedicação dos alunos para realizar o trabalho de conclusão de curso.

1.9 Valor a Pagar: 24 parcelas de R$ 1.250,00 (hum mil, duzentos e cinquenta reais), com reajuste anual das mensalidades pelo índice IPC-FIPE acumulado no período.

1.10 Certificados: A Escola Superior da CETESB foi credenciada em novembro de 2015, pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, no sistema de ensino do Estado de São Paulo, como instituição destinada ao aperfeiçoamento profissional de pessoal graduado em nível superior, bem como foi autorizada a ministrar Curso de Pós-Graduação “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais” (Portaria CEE/GP 449, de 19.11.2015, republicada no D.O.E. em 22.12.2018, Seção I, Página 71; homologada pelo Secretário de Estado da Educação, conforme Resolução SEE de 17.11.2015, publicada no D.O.E. de 18.11.2015). A Escola Superior foi recredenciada conforme Portaria CEE-GP 74/2023, publicada no DOE em 10/02/2023 – Seção I – Página 77. A adequação do seu Projeto Pedagógico, para o oferecimento de novas turmas, nos termos da Deliberação CEE 197/2021, foi aprovada em 18/01/2023 conforme Parecer CEE Nº 22/2023, publicado no DOE em 03/02/2023 – Seção I – Página 29.

A oferta dessa turma segue a Deliberação CEE 223/2024.

O Conselho Estadual de Educação é o órgão normativo do sistema de ensino ao qual a Escola Superior da CETESB deve legalmente se reportar, por constituir instituição criada e mantida por órgão público vinculado ao poder público estadual, no caso a CETESB. Dessa forma, os certificados que serão emitidos terão validade em todo o território nacional. As competências para autorização e credenciamento de instituições de ensino são regidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB / Lei nº 9394/96.

Serão emitidos certificados aos alunos com:

  • frequência por disciplina de pelo menos 75%;
  • nota de aprovação mínima de 7,0 em cada disciplina;
  • TCC – Trabalho de Conclusão de Curso aprovado com nota mínima 7,0.

Clique aqui para ver as Ementas e Professores Responsáveis pelas disciplinas

2. INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO

Para se inscrever no processo de seleção, os interessados deverão:

2.1 Taxa de Inscrição no Processo Seletivo: para participar do processo seletivo, o candidato deverá realizar o cadastro e o pagamento no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais) na Loja Virtual da CETESB

https://loja.cetesb.sp.gov.br/loja/produto.php?loja=1068231&IdProd=144&iniSession=1&4

por meio de cartão de crédito à vista ou boleto bancário e somente em nome de pessoa física. Este valor não será restituído. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Setor Comercial (comercial_cetesb@sp.gov.br).

2.2 Formulário de Inscrição: após a confirmação do pagamento, será enviado um e-mail contendo o link para preenchimento do formulário de inscrição.

2.3 Documentação: dentro do Formulário de Inscrição estará disponível um campo para anexar o Histórico Escolar do curso de graduação e o Currículo, que deverão ser digitalizados em um único arquivo, convertido em formato pdf, renomeado com o nome do candidato, com tamanho máximo de 20 MB.

a) não há modelo padrão para o Currículo. O candidato pode usar o modelo de sua preferência;
b) não serão aceitos documentos que não forem enviados conforme indicado.

2.4 Confirmação da Inscrição: após o preenchimento do Formulário de Inscrição (incluindo os documentos digitalizados) e confirmado o pagamento do boleto, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição no processo seletivo.

2.5 Período para inscrição no processo seletivo: 23 de outubro a 20 de dezembro de 2024. A Escola Superior da CETESB se reserva o direito de prorrogar esse período, garantindo a informação aos interessados.

3. PROCESSO SELETIVO

3.1 Objetivo: o objetivo do processo seletivo é escolher candidatos melhor preparados, mais experientes e com maior potencial de aproveitamento dos conhecimentos a serem adquiridos no curso.

3.2 Comissão de Seleção: o processo seletivo será realizado por uma Comissão de Seleção constituída por 4 (quatro) membros no mínimo, incluindo a Coordenação do Curso.

 3.3 Etapas do Processo Seletivo:

a) Etapa 1 -análise do Histórico Escolar da graduação e do Currículo.
b) Etapa 2 –
c) Etapa 3 – consolidação das notas e decisão da Comissão de Seleção.

3.4 Etapa 1: o Histórico Escolar e o Currículo serão analisados por quatro membros da Comissão de Seleção, que atribuirão notas independentes, no valor de 1 (um) a 5 (cinco).

a) os critérios de avaliação são:

Histórico Escolar: confirmar o encerramento de curso de nível superior; verificar a dedicação do aluno por meio das notas atribuídas às diversas disciplinas.

Currículo: verificar a experiência profissional na área de meio ambiente e a aderência com o conteúdo do curso de pós-graduação, bem como o potencial de aplicação dos conhecimentos a serem adquiridos nas atividades profissionais do candidato.

b) serão aceitos, nesta etapa, o máximo de 70 (setenta) candidatos, por ordem de chegada de inscrição efetiva (preenchimento da ficha de inscrição, pagamento da taxa e envio dos documentos). Os demais candidatos comporão a fila de espera.

3.5 Etapa 2: para os candidatos aprovados na Etapa 1 será agendada uma entrevista de 30 minutos, a ser realizada em data a ser definida pela Comissão de Seleção. As entrevistas serão realizadas presencialmente, na sede da CETESB à Av. Prof. Frederico Hermann Júnior 345, Alto de Pinheiros, CEP 05459-900, São Paulo, SP, e poderão ocorrer de segunda a sexta-feira entre 18h e 21h30, e sábados entre 8h30 e 16h. Os candidatos serão avisados com antecedência e entrevistados por ordem de chegada.

a) as entrevistas serão realizadas em bancas com 2 (dois) avaliadores da Comissão. O candidato receberá duas notas, uma de cada avaliador, variando entre 1 (um) e 5 (cinco);
b) os avaliadores poderão solicitar esclarecimentos adicionais e comprovantes dos candidatos, por meio da Secretaria do curso, durante ou após a entrevista.

3.6 Etapa 3: as notas serão totalizadas pela Secretaria do curso da seguinte maneira:

Nota Final = Nota A + Nota B + Nota C

em que:

Nota A = média das quatro notas obtidas na Etapa 1 (análise de histórico escolar e currículo);

Nota B = nota obtida na entrevista (Etapa 2) pelo primeiro avaliador;

Nota C = nota obtida na entrevista (Etapa 2) pelo segundo avaliador.

a) a Comissão de Seleção, de posse das informações fornecidas pela Secretaria, decidirá a nota de corte, a lista dos aprovados, a lista de espera e os reprovados. Caso necessário, a nota de desempate será a média das notas da entrevista;
b) todos os candidatos receberão um e-mail informando: (i) se foram aprovados no processo seletivo; (ii) se estão em lista de espera; (iii) se não foram aprovados no processo seletivo;
c) não será possível recorrer do resultado do processo seletivo.

3.7 Início do período para entrevistas:  04 de novembro de 2024

4. MATRÍCULAS

Para efetuarem a matrícula, os candidatos selecionados ao curso, deverão assinar contrato de prestação de serviços e realizar ao pagamento da primeira mensalidade.

Os pagamentos das demais mensalidades ocorrerão a partir do mês subsequente ao mês de início das aulas.

4.1 Início do período das matrículas: 06 de janeiro de 2025

4.2 Documentação: para efetivar a matrícula, os aprovados deverão fazer upload dos documentos abaixo relacionados, no Sistema de Gestão Escolar, conforme orientações que serão enviadas pelo e-mail pos_cetesb@sp.gov.br

Posteriormente, ao início das aulas presenciais, deverão ser apresentados os Originais, ou Cópias Autenticadas, para conferência, na Secretaria do Curso, à Av. Professor Frederico Hermann Jr., 345, CEP 05459-900 – Alto de Pinheiros, Prédio 06, 1º andar, São Paulo – SP.

    • Requerimento de Matrícula assinado;
    • Diploma de curso superior devidamente registrado (frente e verso);
    • Histórico Escolar do curso superior;
    • Documento de identidade;
    • Certidão de casamento, em caso de alteração do nome;
    • CPF;
    • Foto do rosto atualizada com fundo branco;
    • Comprovante de residência (conta de luz ou outros).

a) os inscritos que não apresentarem toda a documentação exigida não terão a efetivação de sua matrícula.
b) os alunos que tiverem a matrícula efetivada receberão uma Declaração de Matrícula.
c) a ESC poderá chamar os candidatos em lista de espera para complementar a turma.
d) os alunos regularmente aprovados receberão confirmação do início das aulas por e-mail, juntamente com o convite para a Aula Inaugural.

5. INFORMAÇÕES IMPORTANTES

a) a inscrição do candidato importará conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento;
b) a não entrega ou envio da documentação exigida dentro do prazo estipulado implicará o cancelamento da vaga;
c) documentos enviados para outros endereços eletrônicos serão desconsiderados e o inscrito não terá a sua matrícula efetuada.

6. DATAS IMPORTANTES

INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO: início em 23 de outubro de 2024
PERÍODO PARA REALIZAÇÃO DAS ENTREVISTAS: início em 04 de novembro de 2024
MATRÍCULAS: início em 06 de janeiro de 2025
AULA INAUGURAL: 14 de março de 2025
INÍCIO DAS AULAS: 15 de março de 2025