Aterros de resíduos inertes e da construção civil com capacidade total superior a 500.000 m3 e ou recebimento diário de resíduos superior a 300 m³

Atenção:

A lista dos documentos a serem entregues, bem como o formulário de solicitação serão gerados pelo Portal do Licenciamento Ambiental – PLA ao final do seu preenchimento.
Abaixo estão os documentos básicos para esta solicitação, outros documentos poderão ser solicitados em função das características da sua solicitação.

O interessado deve comparecer à Agência Ambiental que atende à sua região com os seguintes documentos para solicitar o Licenciamento:

  1. Documentação necessária
      1. Impresso denominado Solicitação de – devidamente preenchido e assinado.
      2. Procuração – quando for o caso de terceiros representando a empresa, apresentar o documento assinado pelo responsável da empresa modelo de procuração;
      3. Cópia do Contrato Social ou Estatuto Social, registrado na Junta Comercial do Estado – JUCESP ou nos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, conforme a natureza jurídica da sociedade (exceto para empresas recém constituídas)
      4. Certidão da Prefeitura Municipal Local
        Certidão de uso e ocupação do solo emitida pela Prefeitura Municipal, com prazo de validade. Na hipótese de não constar prazo de validade, será aceita certidão emitida até 180 dias antes da data do pedido da licença.
        OBS
        : Está suspensa, temporariamente, a exigibilidade de apresentação da certidão municipal de uso e ocupação do solo para processos de licenciamento ambiental de empreendimentos situados no Município de São Paulo, exceto aqueles que desenvolvam as atividades aqui definidas e estejam localizados em Área de Proteção aos Mananciais. A suspensão de apresentação da certidão não se aplica ao licenciamento sujeito à avaliação de impacto ambiental.
      5. Manifestação do órgão ambiental municipal
        Manifestação do órgão ambiental municipal, nos termos do disposto na Resolução SMA nº 22/2009, artigo 5º, e na Resolução CONAMA 237/97, artigo 5º, emitida, no máximo, até 180 dias antes da data do pedido de licença. Na impossibilidade de emissão dessa manifestação, a Prefeitura Municipal deverá emitir documento declarando tal impossibilidade, nos termos do disposto no parágrafo 2º do artigo 5º da Resolução SMA nº 22/2009.
      6. Para municípios localizados na Região Metropolitana de São Paulo
        (para saber quais são os municípios clique aqui):
        Manifestação do órgão ou entidade responsável pelo sistema público de esgotos, contendo o nome da Estação de Tratamento de Esgotos que atenderá o empreendimento a ser licenciado. Caso a estação não esteja implantada, informar em qual fase de implantação se encontra e a data final da implantação.
      7. Comprovante de Fornecimento de água e coleta de esgotos
        Comprovante de pagamento de taxa de água e esgoto do imóvel ou certidão do órgão responsável por tais serviços, informando se o local é atendido pelas redes de distribuição de água e coleta de esgoto.
      8. Documento que comprove a propriedade do imóvel ou a que título se dá a posse do imóvel;
      9. Anuência da empresa concessionária/permissionária, se o empreendimento pretenda se instalar próximo a rodovias e lançar suas águas pluviais na faixa de domínio dessas rodovias;
      10. Roteiro de acesso até o local a ser licenciado para permitir a inspeção no local;
      11. Croqui de Localização Indicando o uso do solo e construções existentes nas imediações do empreendimento, num raio mínimo de 100m.
      12. MCE Adicional de Aterros de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Inertes MCE – Adicional – 1 via em papel
      13. Planilha de custos do empreendimento 1 via
      14. Estudo Ambiental 1 via
      15. ART do responsável técnico pelo projeto
      16. Se o aterro for implantado em cavas exauridas de mineração local, deverá ser apresentada pelo interessado a manifestação do DNPM quanto ao Plano de Fechamento da Mina, citando o número do processo DNPM referente à poligonal do local onde será implantado o aterro.
      17. Se estiver previsto o lançamento de água proveniente de cava de mineração desativada em corpo hídrico – Outorga do Departamento de águas e Energia Elétrica DAEE .
      18. Se for realizada triagem e/ou beneficiamento de resíduos de construção civil na mesma área do empreendimento – Projeto específico de acordo com as seguintes Normas Técnicas:
        1. NBR 15112/04 Resíduos da Construção Civil e Resíduos volumosos áreas de transbordo e triagem diretrizes para projeto, implantação e operação
        2. NBR 15114/04 – Resíduos da Construção Civil e Resíduos volumosos áreas de reciclagem diretrizes para projeto, implantação e operação, da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
  2. Documentação complementar a ser entregue se houver supressão de vegetação ou intervenção em área de preservação permanente
    1. Prova dominial (atualizada em até 180 dias ou conforme prazo de validade definido pelo Cartório de Registro de Imóveis) ou prova de origem possessória;
    2. Cópias simples do RG e do CPF para pessoa física, ou cartão do CNPJ para pessoas jurídicas;
    3. Planta planialtimétrica do imóvel, em 3 vias;
    4. Laudo de Caracterização da Vegetação
    5. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) recolhida por profissional legalmente habilitado junto ao conselho de classe profissional para elaboração da Planta Planialtimétrica e do Laudo de Caracterização da Vegetação.

    Anuência do IPHAN, conforme as situações descritas a seguir:

    Nos pedidos de LP, LP/LI ou LI, apresentar para abertura do processo na CETESB, a Ficha de Caracterização da Atividade – FCA, devidamente preenchida, na qual constem o número de informado pelo IPHAN e a data do protocolo.

    Para a emissão da LO deverá ser apresentado o Oficio ou Termo de Referência Especifico – TRE emitido pelo IPHAN com a anuência à emissão da LO.