Algas
Algas são organismos vegetais unicelulares ou multicelulares, constituindo a base da cadeia alimentar, transformando a energia solar em matéria orgânica. Variam muito no tamanho desde microscópicas até dezenas de metros.

Coscinodiscus spp.
Coscinodiscus spp.
Gymnodinium sanguineum
Gymnodinium sanguineum
Concha de sílica de Pseudo-nitzschia sp
Concha de sílica de
Pseudo-nitzschia sp
Pseudo-nitzschia australis e P. delicatissima
Pseudo-nitzschia australis
e P. delicatissima

Florações: causas e conseqüências

Floração: é um crescimento excessivo de algas podendo-se observar alterações na coloração da água: manchas de cor vermelha, marrom ou azul-esverdeada.

  • O que causa a ocorrência de florações?
    O excesso de nutrientes e/ou períodos de calmaria após chuvas ou ventos fortes.
  • Quais as suas conseqüências?
    Algumas espécies de algas microscópicas produzem toxinas que causam riscos à saúde humana e ambiental, como: danos ao sistema neurológico ou ao fígado, gastroenterites, doenças respiratórias, alergias, irritação da pele e olhos. Podem ainda causar mortandades de peixes e outros organismos.

Florações no Estado de São Paulo
No ambiente marinho a maioria das florações tóxicas é de dinoflagelados ou diatomáceas mas também podem ocorrer florações de Cianobactéria.

No Estado de São Paulo foram registradas recentemente ocorrências de florações da Cianobactéria, que se estendeu por todo o litoral paulista, das diatomáceas Hemiaulus sp, também por todo o litoral paulista e Anaulus sp., na região de Santos.

Diatomácea - Anaulus sp
Diatomácea – Anaulus sp
Floração de Anaulus em 2000
Floração de Anaulus em 2000
Cianobactéria Trichodesmium erythraeum
Cianobactéria Trichodesmium erythraeum
Floração deTrichodesmium erythraeum
Floração deTrichodesmium erythraeum
Diatomácea Hemiaulus sp
Diatomácea Hemiaulus sp
Floração de Hemiaulus sp
Floração de Hemiaulus sp

Recomendações
Recomenda-se evitar nadar ou praticar outros esportes náuticos em locais com manchas de coloração suspeita. Também é recomendável evitar o consumo de frutos do mar desses locais.

A CETESB atende casos de florações de algas, identificando os organismos e realizando testes de toxicidade quando necessário.
O registro de ocorrência de floração de algas  pode ser feito na Agência Ambiental da CETESB mais próxima da ocorrência ou pelo telefone 24h (11) 3133-4000. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: elhc_cetesb@sp.gov.br