Ecotoxicologia

  1. Qual é o organismo indicado para a realização de ensaios ecotoxicológicos com amostras de sedimento? efluente? águas superficiais?
    Depende do tipo de ambiente (água doce ou marinho) e objetivo do estudo. Na tabela 1 estão apresentados alguns testes recomendados pela CETESB, sendo que outros organismos poderão ser eventualmente utilizados desde que haja metodologia padronizada e reconhecida Tabela 1. Ensaios ecotoxicológicos indicados para avaliar o efeito tóxico do lançamento de efluentes ou a qualidade de ambientes de água doce e marinhos de acordo com o objetivo do estudo.
    AmbienteObjetivo do estudoTipo de amostraEnsaios ecotoxicológicos indicadosEfeitos avaliados
    Água doce: rios, reservatórios e lagosAvaliação da qualidade de corpos de água em programas de monitoramentoÁguas superficiaisCeriodaphnia dubiaAgudo (mortalidade) e crônico (reprodução)
    Sedimento (integral)Hyalella aztecaAgudo (mortalidade) e subletal (crescimento)
    Avaliação da qualidade de água onde houve mortandade de peixesÁgua superficialDaphnia similisAgudo (imobilidade)
    Caracterização da qualidade de ecossistemas aquáticosÁgua superficial e sedimentoDaphnia similisAgudo  (imobilidade)
    PeixeCrônico (desenvolvimento larval)
    Ceriodaphnia  dubiaCrônico (reprodução)
    AlgaCrônico (reprodução)
    Hyalella aztecaAgudo (mortalidade) e subletal (crescimento)
    Avaliação dos padrões de lançamento de efluentesEfluente líquidoDaphnia similisAgudo (imobilidade)
    Ceriodaphnia dubiaCrônico (reprodução)
    Água marinha e estuarina (salobra)Avaliação da qualidade de corpos de água em programas de monitoramentoÁguaLytechinus variegatusCrônico (desenvolvimento embriolarval)
    Sedimento (integral, água intersticial ou água da interface)Lytechinus variegatus (água intersticial ou da interface)Crônico (desenvolvimento embriolarval)
    Leptocheirus plumulosus(integral)Agudo (mortalidade) e subletal (crescimento)
    Avaliação da qualidade de água onde houve derramamento de petróleoÁgua – fração hidrossolúvelLytechinus variegatusCrônico (desenvolvimento embriolarval)
    Mysidopsis juniaeAgudo (mortalidade)
    Caracterização da qualidade de ecossistemas aquáticosÁgua superficial e sedimentoLytechinus variegatus (água, água intersticial ou da interface)Crônico (desenvolvimento embriolarval)
    Mysidopsis juniaeAgudo (mortalidade)
    (água)
    Avaliação dos padrões de lançamento de efluentesEfluente líquidoLytechinus variegatusCrônico (desenvolvimento embriolarval)
    Mysidopsis juniaeAgudo (mortalidade)
  2. Qual o(s) ensaio(s) ecotoxicológico(s) que deve(m) ser feito(s) em casos de derrame de óleo em ecossistemas aquáticos marinhos? mortandade de peixes? dragagem de sedimento? caracterização de ambientes aquáticos? monitoramento de corpos de águas doce? monitoramento de águas marinhas e estuarinas?
    No caso de derrame de óleo em ecossistemas aquáticos marinhos, mortandade de peixes, dragagem de sedimento, caracterização de ambientes aquáticos ou monitoramento de águas superficiais consulte a tabela 1 para verificar qual(is) o(s) ensaio(s) ecotoxicológico(s) que deve(m) ser feito(s) em cada um deste tipo de estudo.
  3. Quais os métodos adotados para a realização de ensaios ecotoxicológicos com Daphnia? Ceriodaphnia? Peixe? Alga? Hyalella azteca? Misidaceo (Mysidopis juniae)? Ouriço-do-mar (Lytechinus variegatus)?Leptocheirus plumulosus? Existem normas CETESB? ABNT?
    Os métodos de ensaio utilizados pela CETESB para a realização de testes com estas espécies constam da tabela 2. Para todas estas espécies, exceto Leptocheirus plumulosus, existem Normas da Associação Brasileira de Norma Técnicas.
  4. Quais as Orientações Relativas a Ensaios Ecotoxicológicos com Efluentes Industriais em Atendimento a Legislação?