Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental
Lei Estadual no 10.107, 08/05/1968 – criação da FESB (Fundo Estadual de Saneamento Básico)
- Artigo 18 – constituição de um centro de estudos, pesquisas, ensaios e exames, levantamento e treinamento de pessoal no campo da engenharia sanitária, através da unificação dos laboratórios pertencentes ou vinculados à Secretaria dos Serviços e Obras Públicas.
Este novo Centro foi instalado em um edifício junto à Estação de Tratamento de Esgoto de Pinheiros, com uma área útil de 1.750 m² e já contava com um Setor de Laboratórios, responsável pela realização de exames e análises de águas de abastecimento e residuárias e pelo controle da qualidade dessas águas em todo o Estado de São Paulo, através de coletas, análises, ensaios e interpretação de resultados.
Foi nesta época que os Laboratórios da CETESB foram criados, inicialmente desenvolvendo análises de rotina para atender à legislação vigente.
Nesses mais de 50 anos de Companhia, os laboratórios cresceram na sede e se expandiram para o interior acompanhando a importância crescente das questões ambientais e ampliando a capacidade do Estado em atuar de forma mais efetiva no controle da poluição e diagnóstico da qualidade do meio.
Laboratórios de Análises Ambientais
A CETESB possui um complexo de laboratórios, com infra estrutura analítica sólida, localizados na sede em São Paulo e no interior do Estado nas cidades de Campinas, Cubatão, Limeira, Marília, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Taubaté
Rede de Laboratórios da Cetesb
Água, Sedimento, Solo e Efluentes Líquidos e Sólidos
Ar Ambiente
Emissões Veiculares
Departamento de Análises Ambientais
O Departamento de Análises Ambientais engloba um conglomerado de laboratórios de análises ambientais instalados na sede da CETESB, em São Paulo, em uma área aproximada de 2.500 metros quadrados que operam dando suporte as ações da Companhia no controle da poluição e diagnóstico e monitoramento da qualidade ambiental.
Departamento de Análises Ambientais em Números
~7.000
Amostras coletadas anualmente águas interiores (superficial e subterrânea), costeiras, sedimentos, efluentes líquidos e sólidos, biológicas
~230.000
Análises realizadas anualmente
físico-químicas, hidrobiológicas, microbiológicas, parasitológicas, ecotoxicológicas e toxicológicas.
990
Ensaios de Calibração
volumetria e termometria
898
Ensaios de laboratório e de calibração acreditados junto ao CGCRE/INMETRO pela NBR ISO/IEC 17.025
106
Equipe funcionários
biólogos, químicos, farm. bioquímicos, biomédicos, eng. químicos, técnicos operacionais e administrativos
45
Funcionários com pós-graduação
Especialização, Mestrado, Doutorado
13
Estagiários
Graduação (10) e Pós graduação (5)
15
Projetos e acordos de cooperação em pesquisa e desenvolvimento
R$ 16 milhões
Investimentos infraestrutura e equipamentos
>200
Publicações em revistas nacionais e internacionais, eventos científicos,relatórios, livros, etc