A Divisão de Metrologia e Calibração atua na CETESB desde 1999, prestando apoio aos laboratórios de ensaio da Companhia, em temas relativos à metrologia e na calibração de instrumentos. A Divisão conta com profissionais experientes na área metrológica, e é dividida internamente em três laboratórios: calibração de volume, de  temperatura e de massa.

Laboratório de Volume

No laboratório de volume são realizadas calibrações, pelo método gravimétrico, de vidrarias de laboratório (buretas, pipetas, balões volumétricos, picnômetros e provetas) na faixa de 0,1 a 2000mL seguindo-se normas reconhecidas internacionalmente.  Também são realizadas calibrações instrumentos operados a pistão (micropipetas, microseringas, repipetadores, dispensadores e buretas digitais), na faixa de 1uL a 10mL. As calibrações são acreditadas pela Cgcre do INMETRO de acordo com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, sendo a Divisão integrante da Rede Brasileira de Calibração (RBC), sob nº CAL 0430. A calibração destes artigos fornece a confiabilidade e rastreabilidade metrológica necessárias para a garantia da qualidade dos resultados dos ensaios realizados pelos laboratórios da CETESB, em sua maioria também acreditados pela referida Norma. O  laboratório de volume também contribui com a Divisão de Suprimentos da CETESB, na verificação da capacidade das vidrarias adquiridas pela Companhia.

Laboratório de Temperatura

No laboratório de temperatura são realizadas as calibrações das câmaras térmicas dos laboratórios de ensaio, que operam na faixa de –30 a 200°C. Uma câmara térmica é entendida como sendo qualquer equipamento que tenha condição de manter um controle de sua temperatura interna (estufas, incubadoras, refrigeradores, freezeres, banhos-maria, etc..), sendo amplamente utilizadas em diversos ensaios químicos, físico-químicos e biológicos.

Estas calibrações são efetuadas nas instalações do laboratório de ensaio e têm como objetivo principal avaliar se o equipamento está operando dentro da temperatura de processo especificada pelo ensaio. As calibrações utilizam sensores de temperatura calibrados na RBC distribuídos no volume interno da câmara, registrando-se as temperaturas de minuto em minuto por um período mínimo de 30 minutos. Ao final, o laboratório recebe um certificado de calibração em que são indicados os valores de estabilidade, uniformidade e desvio da temperatura de controle relativo à câmara térmica calibrada.

Laboratório de Massa

O laboratório de massas tem como atividade a calibração das balanças dos laboratórios da CETESB,  com resoluções que variam de 0,00001g a 0,1g, utilizando pesos padrão entre 1mg e 2kg classes E2 e F1 calibrados na RBC. Estas calibrações são efetuadas nas instalações do laboratório onde a balança está instalada. A atividade encontra-se em fase final de desenvolvimento para posterior acreditação.

Capacitação

A Divisão ainda ministra cursos e palestras internas com a finalidade de promover a transferência de conhecimentos técnicos e metodológicos na sua área de atuação.