O “V International Training Program on Environmental Sound Management on Chemicals and Wastes, Especially on Persistent organic Pollutants (POPs) and Mercury (Hg)” foi resultado de um projeto aprovado pelo programa de parceria entre Brasil e Japão denominado – Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP), coordenado conjuntamente pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e executado pelo Centro Regional / CETESB.

O treinamento foi projetado de forma a atender às necessidades técnicas dos países Partes da Convenção de Estocolmo, sobre os Poluentes Orgânicos Persistentes da região da América Latina e Caribe e outras regiões de interesse, como a África, e também promover a sinergia entre as Convenções dos Químicos.

O curso intensivo foi dividido em dois módulos técnicos, a saber: Módulo I – Environment sound management on Persistent Organic Pollutants (POPs) and Mercury (Hg), e Módulo II – Determination and monitoring of Persistent Organic Pollutants (POPs) and Mercury (Hg) in environmental and biological samples. O curso foi ministrado por 45 especialistas da CETESB e 6 especialistas convidados (total de 51 professores), com expertise aos temas correlatos à gestão ambiental dos Poluentes Orgânicos Persistentes, de modo a oferecer subsídios para a implementação da gestão ambientalmente adequada e do monitoramento ambiental dos Poluentes Orgânicos Persistentes e do Mercúrio, incluindo métodos padronizados para a coleta, amostragem e análise ambiental visando a capacitação técnica para, também desenvolver e implementar os Planos Nacionais de Implementação – PINs.

Contamos com a participação de 32 participantes no total, sendo 29 participantes provenientes de doze países do GRULAC e 3 participantes da CETESB. Os países custeados pelo projeto TCTP, para o quarto treinamento, foram: Antigua e Barbuda, Belize, Bolivia, Costa Rica, Cuba, Guiana, Honduras, Jamaica, República Dominicana, Saint Kittis and Nevis, Santa Lucia, Suriname.

A CETESB foi responsável pela execução do curso, a ABC pela divulgação e inscrições – General Information – GI pela página da instituição (www.abc.gov.br) e a JICA foi quem financiou grande parte dos gastos envolvidos na realização do curso, principalmente os gastos com viagem e estada dos participantes estrangeiros.

A quinta edição do Programa foi realizada no período de 11 de janeiro a 3 de fevereiro de 2016, na Sede da Escola Superior da CETESB, à Av. Frederico Hermann Jr, n. 345, São Paulo, SP, Brasil.

  • Galeria de fotos