O Inventário de Emissões de GEE por queima de combustíveis no Estado de São Paulo é parte integrante do Inventário Estadual do Setor de Energia, que inclui todas as emissões antrópicas de GEE devidas à produção, transformação e ao consumo de energia, incluindo tanto as emissões resultantes da queima de combustíveis, quanto as emissões de fugas na cadeia de produção, transformação, distribuição e consumo de energia (BRASIL, 2010a). Os relatórios do Setor de Energia estão agrupados em três subsetores distintos, o subsetor de Queima de Combustíveis, o subsetor de Refino e Transporte de Óleo e Derivados, e o subsetor de Transportes, este último desmembrado em Transporte Aquaviário, Aéreo, Ferroviário e Rodoviário.

O Inventário de Emissões de GEE por queima de combustíveis foi dividido em duas abordagens distintas, a abordagem de referência (top-down) e a abordagem setorial (bottom-up). O método top-down considera apenas a oferta de energia no país, sem o detalhamento sobre como essa energia é consumida para estimar as emissões de CO2. O método bottom-up identifica onde e como ocorrem as emissões (BRASIL, 2010a).

Estão incluídas as emissões de CO2 por oxidação do carbono contido nos diferentes combustíveis durante a sua queima para geração de outras formas de energia, como eletricidade, calor ou energia mecânica. São contabilizadas também as emissões de outros GEE durante o processo de combustão, como o CH4 e o N2O, bem como o CO, o NOx e os VOC. As emissões de CO2 dos combustíveis de biomassa como lenha, carvão vegetal, álcool e bagaço não foram incluídas nessa estimativa. De acordo com o IPCC (1996, 2000a), as emissões dos combustíveis de origem renovável não geram emissões líquidas e as emissões associadas à parcela não renovável são incluídas no Setor Uso da Terra, Mudança do e Florestas. As demais emissões de GEE dos combustíveis de biomassa são consideradas conforme recomenda o IPCC.

A elaboração do Inventário de Emissões por queima de combustíveis foi realizado conforme a parceria entre CETESB e CICLO AMBIENTAL, conforme o “Projeto Apoio à Política Climática do Estado de São Paulo” sob a coordenação do PROCLIMA.

 

Documento a ser publicado PDF-icone