Resultados do Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa por Unidade Federativa

Os países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) têm como um de seus compromissos a apresentação periódica de seus Inventários Nacionais de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Os inventários são ferramentas essenciais para acompanhar a evolução dos compromissos das políticas do clima dos países e apoiam tomada de decisões sobre ações de mitigação de emissões.

No Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da atuação da Coordenação-Geral da Ciência do Clima e Sustentabilidade (CGCL), é responsável pela coordenação da elaboração dos Inventários Nacionais de Emissões Antrópicas por Fontes e Remoções Antrópicas por Sumidouros de Gases de Efeito Estufa (GEE) (MCTI, 2021)

O mais recente Inventário contemplado na Quarta Comunicação Nacional apresenta as emissões de GEE do Brasil de 1990 a 2016. A partir da Quarta Comunicação Nacional foi aplicada a metodologia de desagregação de emissões por Unidade Federativa e em 2021, o MCTI publicou os Resultados do Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa por Unidade Federativa, facilitando o acesso dos Estados a informações atuais de forma transparente.

De acordo com a publicação mencionada, o Estado de São Paulo apresentou, em 2016, emissão de 149.019 Gg CO2e. O setor LULUCF (Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas) contribuiu com uma remoção de 1.790 Gg CO2, resultantes da absorção de CO2 pela vegetação. As emissões dos demais setores (150.890 Gg CO2e) se distribuíram entre os setores Energia (59%), Agropecuária (23%), Resíduos (9%) e IPPU (Processos Industriais e Uso de Produtos) (9%). As emissões de São Paulo representaram 10% das emissões nacionais e 39% da região Sudeste, em 2016.

 

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Quarta Comunicação Nacional do Brasil à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima: Resultados do Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa por Unidade Federativa. Brasília: MCTI, 2022, Edição 1.1. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/comunicacoes-nacionais-do-brasil-a-unfccc.


Este conteúdo foi extraído da publicação intitulada Resultados do Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa por Unidade Federativa, publicado pelo MCTI em 2021, com prévia autorização do autor. Essa informação não poderá ser reproduzida novamente sem que haja autorização do autor.