As mortandades são caracterizadas pela morte repentina de um grande número de peixes ou outros animais em um curto período de tempo, geralmente em uma área bem definida (Figuras 1 e 2). Podem ocorrer com um único grupo ou espécie, mas podem afetar diferentes tipos e tamanhos de organismos ao mesmo tempo; estas características podem revelar causas diferentes para as mortandades.

As mortandades são eventos muito “visíveis” e frequentemente causam interesse e preocupação na opinião pública e na mídia, por serem muitas vezes resultantes de poluição ou contaminação da água. Na realidade, existem vários fatores que podem causar uma mortandade e alguns deles estão relacionados a eventos naturais.

Entre as principais características dos peixes que favorecem a ocorrência de mortandades destacam-se:

  • A falta de capacidade dos peixes de regular a temperatura do corpo;
  • Suportar uma faixa estreita de temperatura;
  • Viver em ambientes restritos (capacidade de fuga limitada);
  • Depender da água para a alimentação, reprodução, crescimento e respiração.

O que fazer ?

Infelizmente, quase nada se pode fazer para reverter uma mortandade depois que ela começou. Por isso é tão importante entender e prevenir a ocorrência de condições que possam provocar uma mortandade. A determinação da causa de uma mortandade é o melhor caminho para prevenir futuros eventos.

Como investigar a causa ?

Análises da qualidade da água são essenciais na determinação da causa de uma mortandade, mas é necessário que sejam realizadas durante ou imediatamente após o evento. Desta forma, é vital que o investigador chegue ao local prontamente, antes que as evidências se diluam ou se distanciem, o que impede a determinação da causa da mortandade. Ainda assim, em muitos casos não é possível identificar a causa da mortandade, mesmo que o atendimento seja feito com prontidão.

A CETESB atende casos de mortandade de peixes, investigando as causas.

O registro de ocorrência de mortandade de peixes pode ser feito na Agência Ambiental da CETESB, mais próxima da ocorrência ou pelos:

Telefone 24 horas do Atendimento a Emergências
(11) 3133-4000
Inclusive finais de semana e feriados

A CETESB faz o atendimento a ocorrências de mortandades de peixes em locais públicos. Em propriedades particulares poderá ser feita uma verificação das condições. Se a CETESB não tiver atribuição para a realização do atendimento e se o proprietário quiser solicitar atendimento como prestação de serviço, essa possibilidade deverá ser discutida com o Setor Comercial, ficando os custos do atendimento e das análises de laboratório a cargo do proprietário.

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: elhc_cetesb@sp.gov.br