A seguir, a Tabela 7 lista alguns comportamentos observados nos peixes e características químicas da água associados a mortandades(19).

Tabela 7 – Comportamentos dos peixes associados a mortandades
Comportamento dos peixes ou característica da águaPossíveis causas da mortandade
Peixes grandes vindo à superfície e abocanhando o ar, baixa concentração de oxigênio dissolvido.Depleção de oxigênio causada por excesso de matéria orgânica; procure por alguma fonte de esgoto, pastagem, material vegetal em decomposição ou floração de algas.
Peixes grandes vindo à superfície e abocanhando o ar na presença de concentração adequada de oxigênio dissolvido.A mesma causa citada acima, mas tempo suficiente passou para permitir que a água fosse reoxigenada
Mortandades causadas por amônia também apresentam essas características; procure por pastagens próximas, que podem introduzir esse elemento pela água de chuva.
Peixes nadando erraticamente e se movendo em direção aos afluentes para evitar poluição.Geralmente metais pesados ou resíduos químicos despejados por indústria ou estação de tratamento de esgoto.
Peixes morrendo após uma forte chuva.Pode ser pesticida ou herbicida carregado de áreas agrícolas próximas pela água da chuva; contaminação por pulverização (aérea ou outro equipamento) ou latas descartadas.
Água com aspecto oleoso.Operações de perfuração ou refino de petróleo; ruptura de oleodutos; despejo de água usada na lavagem de navios que transportam óleo; vazamento de navio.
Alga.
Margens e fundo cobertos por uma substância alaranjada; alta condutividade da água.Derrames de água salobra.
Perfurações.
Água com pH baixo, coloração alaranjada mas boa transparência.Despejo de água ácida de operações de mineração de carvão.
Peixes hiperexcitados, com movimentos rápidos seguidos de morte; algumas vezes os peixes podem tentar de atirar para fora da água, em direção às margens.Altos níveis de amônia
Baixo pH.
Altos níveis de cloro, alta condutividade, alta salinidade e alta osmolaridade em águas não marinhas.Possível entrada de águas usadas na irrigação que são hiperosmóticas (com muitos sais) para os peixes.
Baixos níveis de cloro, baixa salinidade e baixa condutividade em águas de estuário ou marinhas.Possível entrada de água doce que é hiposmótica para os peixes.