O planejamento de investigação de uma mortandade de peixes deve começar pelo preparo cuidadoso do material de coleta e treinamento de profissionais habilitados. A utilização de um formulário de registro de informações é de grande utilidade, de modo que sirva como um roteiro de investigação. Esse formulário deve ter campos para o registro de todas as informações colhidas no local, assim como as medidas feitas em campo.

O material de coleta (frascos, sacos plásticos, papel alumínio, etc.) deve estar separado e acondicionado em caixas térmicas (de isopor, por exemplo) que serão levadas a campo. Estas caixas contendo o material ou “kit de mortandade” e devem estar em local de fácil acesso para todas as pessoas envolvidas nas investigações.

A existência do kit de mortandade é muito importante, pois agiliza a saída para campo logo após o recebimento da denúncia. Se possível, as análises de oxigênio dissolvido e pH devem ser realizadas em campo, com equipamento portátil. Na ausência deste equipamento, amostras de água devem ser coletadas e analisadas em laboratório, observando o prazo de validade. Abaixo, segue uma sugestão de kit de mortandade.