Sinistro na Aliança Metalúrgica teve início nas primeiras horas da manhã.

Equipes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), setor de Atendimento a Emergências e Agência Ambiental de Santana, monitoram um incêndio ocorrido na terça-feira, 8/5, por volta das 5h30, na Aliança Metalúrgica, situada na Rua Freire Bastos, n° 89, Jardim Modelo.
A CETESB, acionada pelo Corpo de Bombeiros, constatou, em um primeiro monitoramento, a presença de substância de coloração esverdeada em meio ácido, que atingiu o sistema de galerias de águas pluviais. A medida proposta pela CETESB e adotada pela empresa e Corpo de Bombeiros foi a diluição do produto, com aplicação de água abundante no sistema.

Foram encontradas baixas concentrações de gás cianídrico e de compostos tóxicos industriais, como gases ácidos e outras substâncias voláteis, no interior da metalúrgica. Na vistoria,  os técnicos  utilizaram trajes de proteção química, com máxima proteção respiratória.

Os resultados apontam a necessidade do uso de proteção respiratória para os trabalhadores da operação de contenção e de remoção das substâncias encontradas.  A empresa deverá mobilizar os recursos para tal ação.

A Aliança Metalúrgica encontra-se paralisada e o incêndio foi totalmente debelado. Os técnicos da CETESB continuam no local acompanhando os trabalhos emergenciais e de rescaldo.

Texto: Cristina Couto
Revisão: Cristina Leite
Fotografia: Setor de Atendimento a Emergências