Você está visualizando atualmente Controle de substâncias químicas, em especial do mercúrio, mobiliza especialistas em debate.

A diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, abriu oficialmente, em 17/11, o 19º Seminário de Segurança Química, Áreas Contaminadas e Saúde, que tem como tema “Abordagens globais para controle ambiental e sanitário das substâncias químicas e do mercúrio”.

Com agenda até o próximo dia 19/11, a webinar organizada pelo Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo – CVS, com apoio da CETESB e das Faculdades de Saúde Pública e Medicina da USP, teve também, na mesa de abertura, as participações de Luis Sérgio Valentim, diretor de Meio Ambiente do CVS e a pesquisadora Adelaide Cassia Nardocci, da Faculdade de Saúde Pública.

Nos três dias de evento, ocorrerão palestras de técnicos da CETESB, do Departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional e da Divisão de Mudanças Climáticas e Acordos Multilaterais, abordando sobre o contexto global do controle químico e saúde. Está programada a apresentação de casos práticos e experiências, com propósito de ilustrar a atuação na área e disseminar o conhecimento.

Lady Virginia, engenheira química e sanitarista, coordenadora pela CETESB do Centro Regional da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes – POPs para América Latina e Caribe – GRULAC, mediou a mesa de debates do primeiro dia, com temática de controle e vigilância de substâncias químicas em produtos e artigos. A mesa reuniu importantes especialistas, tais como: o engenheiro agrônomo José de Mesa, da Abordagem Internacional para a Gestão Integrada de Produtos Químicos – SAICM, que desde 2015 está baseado em Genebra, Suíça, trabalhando no Departamento de Química e Saúde da ONU; e Roland Weber, que há 15 anos atua como consultor internacional, auxiliando ministérios da área de meio ambiente na implementação da Convenção de Estocolmo sobre POPs e tem apoiado mais de 30 países nos planos de redução dessas substâncias perigosas.

Outras três importantes presenças, neste primeiro dia, foram a de Yago Guida, que coordena o projeto de revisão e atualização do Plano de Implementação Nacional para a Convenção de Estocolmo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRG; de Susan Wilburn, diretora de sustentabilidade do programa Hospitais Verdes e Saudáveis, da Health Care Without Harm – HCWH; e de Thais Cavendish, atualmente coordenadora geral de Vigilância e Saúde Ambiental, do Ministério da Saúde.

Patrícia Iglecias, ressaltou que ao longo de seus 10 anos de atividades como Centro Regional, desenvolvendo projetos específicos e treinamentos internacionais presenciais e a distância, a CETESB capacitou mais de 1.200 profissionais oriundos dos setores governamentais de meio ambiente e de saúde, resultando em avaliação excelente pelas Conferências das Partes das Convenções. Além disso, frisou a dirigente, a Companhia tem atuado por meio das suas áreas de Atendimento a Emergências Químicas e Áreas Contaminadas em procedimentos de licenciamento e fiscalização de unidades processadoras de resíduos de lâmpadas contendo mercúrio.

Nesta 19º edição do evento, a CETESB terá ainda outros dois representantes nos demais painéis programados. No dia 18/11, haverá a participação de Eduardo Mazzolenis, da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental, no debate sobre as tendências de mercado e o processamento de lâmpadas contendo mercúrio; e, em 19/11, Edson Haddad, do Setor de Atendimento a Emergências, durante abordagem do caso ocorrido em julho deste ano, na cidade de Santa Bárbara D`Oeste, quando crianças foram contaminadas em casa ao brincar com mercúrio.