A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, sediou, nos dias 17 e 18 de junho, eventos relacionados ao ICLEI 2025. A gerente da divisão de Economia Verde e Logística Reversa, Regiane Tiemi Yogui, em 17/06, moderou um debate, na programação paralela ao encontro, sobre os próximos desafios da logística reversa, como ferramenta de transição de uma economia linear, na economia circular.

O evento, paralelo à programação oficial da ICLEI 2024, contou, ainda, com participação de Flávio de Miranda Ribeiro, Professor da Universidade Católica de Santos; Natacha Britschka, especialista em Meio Ambiente da FIESP; e Bianca Gondo de Souza, da GREEN Eletron – Gestora de Logística Reversa de Eletroeletrônicos.

Integrando a programação oficial, em 18/06, o diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo, participou da mesa de abertura do painel “Urban Risk Assessment”, que também contou com Rodrigo Perpétuo, diretor executivo para a América do Sul – ICLEI; Saskia Berling, diretora do escritório do Brasil, KfW Development Bank; Carina Dolabella Pereira, coordenadora para Mudanças Climáticas e Sustentabilidade – SEMIL; e representantes das cidades associadas ao ICLEI como Bogotá -Colômbia, Tegucigalpa – Honduras, Kingston – Jamaica, Merida – Mexico e Buenos Aires – Argentina, além de capitais brasileiras como Curitiba, Recife e Belo Horizonte.

“É uma honra para a CETESB sediar o encontro e participar das discussões. Com a criação, na atual gestão, do departamento de Sustentabilidade estamos preparados, investimos em transparência e comunicação, para qualificar as discussões com os dados recebidos de empresas ou gerados do nosso monitoramento, para concretizar que as decisões sejam informadas e as políticas públicas efetivas.” Afirmou o Dirigente da CETESB na abertura.

A cidade de São Paulo sedia o encontro, que ocorre de 18 a 21/06, e abriga eventos paralelos como os ocorridos na sede da SEMIL/CETESB. O evento busca uma reflexão sobre o futuro, enfatizando os desafios e oportunidades que os Estados, as Cidades e as Regiões do planeta enfrentam devido as emergências e mudanças globais.