O início das atividades de medição de ruído e vibração na CETESB ocorreu em meados de 1976, quando foi criada na CETESB a Divisão de Laboratório de Ruído e Vibração (DRV), e a contratação de equipe técnica para atuar especificamente nesta atividade. Em seguida, foram adquiridos os primeiros equipamentos de medição de ruído e vibração (analógicos na época).

Na época foram adquiridos medidores de nível de pressão sonora (sonômetros), calibradores de nível sonoro, registradores gráficos, gravadores de sinais, gravadores de fita de magnética, analisadores de frequência em tempo real de 1/1 e 1/3 de oitavas, integrador para medição de vibração e calibradores de acelerômetros.

Com a contratação da equipe técnica e aquisição dos equipamentos de medição, a CETESB se tornou uma referência em medição e avalição de ruído e vibração, sendo inclusive contratada para realizar medições de ruído e vibração em outros Estados do Brasil, como no Projeto Carajás em São Luís/Maranhão, na Vale do Rio Doce em Vitória/ES e estudo de ruído ambiental na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Atualmente a equipe técnica do Setor de Apoio em Avaliação de Ruído Vibração (IAAR) é composta por 3 engenheiros e 2 técnicos ambientais.

Equipamentos do Laboratório de Ruído e Vibração em 1978
Medição de ruído de torre de resfriamento de água em 1978