O “Encontro de Boas Práticas Estaduais” promovido pela ABEMA – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente’, em 29/08/24, reuniu representantes de todas as regiões do país. Realizado na sede da CETESB, em São Paulo, o evento teve a presença da Secretária Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende; da Secretária do Meio Ambiente do Mato Grosso e diretora-executiva da ABEMA Mauren Lazzaretti e do diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo entre outras autoridades.

Na abertura, Natália Resende afirmou que as políticas públicas efetivas pela SEMIL colocam a questões ambientais em primeiro lugar. “O meio ambiente é um só e precisamos atuar de forma conjunta, integrada e harmônica. É isso o que fazemos no estado de São Paulo. Em todo o Brasil, formamos uma grande equipe e temos de andar de mãos dadas. Contem com São Paulo para avançarmos”.

A secretária de estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, e presidente da ABEMA colocou que a ideia do encontro surgiu das reuniões itinerantes da ABEMA. “Em cada Estado que visitamos, conhecemos exemplos de boas práticas e havia uma ansiedade pela troca de conhecimento. Organizamos o evento para apresentar casos emblemáticos, promover a troca de informações, e alcançar um amadurecimento a partir dos exemplos compartilhados”.

O diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo, agradeceu aos organizadores e a adesão dos Estados. “Temos 22 estados participando das discussões e 11 secretários e secretárias de Meio Ambiente. Para CETESB é uma honra receber os representantes, para discutir políticas públicas ambientais”.
Foram realizadas duas palestras magnas proferidas por Alexandre Sion, presidente da Associação Brasileira de Direito de Energia e do Meio Ambiente e Werner Grau Neto, representante do escritório Pinheiro Neto Advogados.

Ao longo do dia foram apresentados os melhores casos de sucesso nos mais variados temas: cadastro ambiental rural, desmatamento, restauração, regularização ambiental, monitoramento, outorga, fundo e financiamento, uso e ocupação do solo, resíduos, logística reversa, mapeamento de riscos, prevenção e enfrentamento de desastres.

A íntegra do evento pode ser conferida nos links:
https://www.youtube.com/watch?v=dXFvoiEU9MU (parte da manhã) e https://www.youtube.com/watch?v=W9Gx-8QVBqo (parte da tarde)