A CETESB concedeu, em 26/09/24, a LP – Licença Ambiental Prévia, para dois importantes projetos do setor metroferroviário do Estado: O primeiro é o TIC – Trem Intercidades Eixo Norte e da Segregação Noroeste do Transporte Ferroviário de Cargas, e o segundo a Linha 20 – Rosa e Prolongamento da Linha 2 – Verde.
“Além dos benefícios diretos a qualidade de vida da população, o transporte de passageiros pelo modal contribuirá significativamente com o meio ambiente, tendo em vista a provalvel diminuição da emissão de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa.” Ponderou Mayla Fukushima, diretora de Avaliação e Impacto Ambiental.
TIC – Trem Intercidades
O projeto objetiva remodelar o transporte ferroviário de passageiros e de cargas, entre as Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas, com oferta de novos serviços e segregação definitiva do transporte ferroviário de cargas do deslocamento de viajantes. O propósito do novo sistema é estabelecer uma rede ferroviária estruturada em eixos, para atender demandas de deslocamentos entre cidades-polo das Regiões Metropolitanas e Aglomerados Urbanos do estado de São Paulo.
O TIC entrará em operação, segundo o projeto, em 2029, e deverá atender diariamente mais de 500 mil passageiros, com estimativa, no pico das obras, de 10.500 trabalhadores diretos.
Linha 20 – Rosa e Prolongamento da Linha 2 – Verde do Metrô
Trata – se de linha intermunicipal, que fará integração com diversas linhas de metrô, existentes e futuras, com contribuição na redistribuição dos passageiros dentro da rede de transporte.
A nova linha de Metrô facilitará o acesso de passageiros da região do ABC ao centro urbano de São Paulo, onde se insere grande parte dos empregos, com contribuição na redução do tempo de deslocamento e diminuição da demanda sobre o sistema viário, com consequente melhoria na qualidade de vida da população e do meio ambiente.
Após a conclusão da 1ª etapa da Linha 20 – Rosa – Trecho de Santa Marina até Saúde – em 2030, estima – se o transporte de 746,7 mil passageiros/dia. Em 2040, com a conclusão de toda a extensão, a Linha 20 – Rosa deverá transportar aproximadamente 1,29 milhão de passageiros/dia.
“As licenças concedidas marcam o início do processo de licenciamento ambiental. Agora, os empreendedores devem solicitar as licenças ambientais de instalação e de operação.” Finalizou Mayla Fukushima.