A Escola Superior da CETESB (ESC) está promovendo, entre os dias 22 e 25 de outubro, o curso “Aspectos Legais e Técnicos no Gerenciamento de Áreas Contaminadas”. O evento capacitará 68 especialistas de 16 estados e do Distrito Federal, focando no intercâmbio de informações e no aprimoramento das práticas de remediação e gerenciamento de áreas contaminadas.

O curso, com duração de 32 horas, é coordenado tecnicamente por Ana Luiza Silva Spínola, assessora da presidência da CETESB, e por Tania Mara Tavares Gasi, gerente do Departamento de Conhecimento. Segundo Ana Luiza, “este é um momento significativo para capacitar os órgãos ambientais na investigação e reabilitação de áreas contaminadas, além de fortalecer a articulação institucional entre as diversas entidades”.

O diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo, destacou a relevância do evento para São Paulo: “Nossa organização espacial apresenta grandes desafios, o que deu à CETESB um longo histórico de atuação. Poder trocar experiências e conhecer outras realidades é muito benéfico para nós.”

Entre os temas abordados estão: a atuação da CETESB no gerenciamento de áreas contaminadas, arcabouço legal, fontes de contaminação, procedimentos de avaliação de risco entre outros.

“A articulação da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA)contribuiu para que esse intercâmbio entre estados fosse possível, uma rede que tem muito a contribuir para a evolução na discussão de temas na área” finalizou o diretor-presidente.