Na última sexta-feira (25), a CETESB recebeu representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para um encontro que abordou os desafios e oportunidades nas agendas de biodiversidade e clima, em um momento estratégico de preparação para a COP30.

Com o título “Sensibilização e Ação: São Paulo e JICA rumo à COP30”, o evento destacou os planos da agência japonesa para fomentar sociedades mais sustentáveis e reafirmou o compromisso da JICA com os objetivos globais de desenvolvimento sustentável.

A CETESB apresentou suas principais iniciativas de monitoramento ambiental, estratégias de mitigação das mudanças climáticas e ações de capacitação do Estado de São Paulo para a adaptação aos impactos ambientais. A Companhia reforçou seu papel como liderança na agenda climática paulista.

A reunião contou com a presença do diretor-presidente da CETESB, Thomaz Miazaki de Toledo; do representante-chefe da JICA no Brasil, Akihiro Miyazaki; do diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz; do chefe da Assessoria Internacional da Casa Civil, Samo Tosatti; do subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Souza da Trindade; e do secretário executivo dos Transportes Metropolitanos, Manoel Marcos Botelho.

“A parceria com a JICA reforça o protagonismo da CETESB no enfrentamento dos desafios climáticos à medida que nos aproximamos da COP30. A cooperação entre a agência japonesa e o Estado de São Paulo será um dos pilares das discussões na Conferência das Partes deste ano”, afirmou Thomaz Toledo, diretor-presidente da CETESB.

Para quem não pôde acompanhar o evento ao vivo, a gravação está disponível no canal da SEMIL no YouTube: https://www.youtube.com/@sem