No momento, você está visualizando CETESB apresenta práticas sustentáveis na gestão pública

Em celebração à Semana do Meio Ambiente, na última sexta-feira (06/06), a CETESB participou, junto à Diretoria de Educação Ambiental da SEMIL e à Procuradoria Geral do Estado, do evento “Gestão Sustentável de Resíduos em Órgãos Públicos – Como implementar práticas responsáveis na administração pública”.

O encontro teve como objetivo apresentar orientações, estratégias e exemplos de como os órgãos governamentais podem adotar uma gestão mais eficiente e sustentável dos resíduos sólidos, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas ambientais.

No evento, o destaque foram as ações implementadas pela CETESB para a gestão sustentável, como a implantação de uma série de iniciativas de coleta seletiva na Companhia. O resultado tem números expressivos:

  • média de coleta de 55 toneladas por ano de resíduos recicláveis;
  • redução de consumo de mais de 115 mil sacos plásticos para as lixeiras das mesas;
  • eliminação do uso de mais de 1 milhão de copos descartáveis por ano (1,5 toneladas/ ano);
  • redução da quantidade de impressões e cópias, com consequente diminuição do consumo de papel: de 5,3 milhões de impressões em 2018 para 1,8 milhão em 2024 (-66%);
  • economia de 25% nos gastos com uso de energia elétrica da rede em virtude da instalação de sistemas fotovoltaicos nas unidades da Companhia, com destaque para a sede, que possui uma geração de 1,2 GWh/ano;
  • redução do consumo de água, por meio da modernização constante do sistema e instalação de dispositivos para coleta e utilização de água pluvial.

De acordo com o Gerente do Departamento de Suprimentos e Serviços Administrativos, Celso Massari, que participou da apresentação das iniciativas da CETESB durante o evento, “é preciso engajamento para que um planejamento de ações desse tipo surta efeito, principalmente pela dificuldade em desconstruir os hábitos das pessoas no seu dia a dia”.

Na ocasião, também foram apresentados o Programa R-GOV e as ações realizadas na Casa Civil e na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística na Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Também houve a apresentação do Programa SEMIL Circular, que visa disseminar a cultura circular no órgão.

Diretoria de Gestão Corporativa e Sustentabilidade