A Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo promoveu nos últimos dias 19 e 20 de abril, na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, na capital, o quarto treinamento do Programa de Implementação de Gerenciamento de Áreas Contaminadas com Base no Risco – PIA. O objetivo foi o de capacitar os 24 técnicos de agências da CETESB do interior e do litoral quanto à questão do tratamento adequado dos passivos ambientais.

O curso, cujas edições anteriores ocorreram duas no mês de dezembro de 2009 e uma na terceira semana de abril de 2010, respectivamente em Campinas, São Paulo e Ribeirão Preto, é uma realização conjunta da CETESB e dos membros da Câmara Ambiental.

Segundo Rodrigo Cunha, gerente do Departamento de Desenvolvimento Institucional Estratégico e secretário da câmara do Comércio de Derivados de Petróleo, com o licenciamento ambiental obrigatório dos postos de combustíveis, o passivo desses estabelecimentos se tornou bastante visível, “daí a importância do envolvimento de todos os atores, para aumentar a eficiência na gestão desse problema”.

O foco do PIA, desenvolvido por essa Câmara Ambiental, é justamente a conscientização de todos os envolvidos quanto aos problemas associados às áreas contaminadas. Nesse sentido, o PIA, está sendo desenvolvido em quatro módulos, abrangendo programas de conscientização de associações de bairros, escolas e condomínios, entre outros; seminários de conscientização para empresários, sindicatos, distribuidores e redes de postos; treinamento de gestores, dos órgãos ambientais, empresas distribuidoras e consultorias; e cursos de aprimoramento profissional para os técnicos que atuam ou querem atuar em áreas contaminadas.

Desta forma, os primeiros treinamentos internos reuniram os funcionários da própria CETESB, além de gestores do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes – Sindicom, e diretores e empresários, de todo o estado, ligados ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo – SINCOPETRO. Esse quarto treinamento, que aconteceu no início desta semana, teve a participação de técnicos do chamado “Departamento de Gestão Ambiental V”, da Diretoria de Licenciamento e Gestão Ambiental da CETESB, que abrange as agências ambientais com vocação em “conservação” – com predominância de áreas verdes e protegidas – e do litoral paulista, sediadas nos municípios de Avaré, Itapetininga, Capão Bonito, Iguape, Registro, Santos, São Sebastião, Ubatuba e Campos do Jordão.

De acordo com o gerente do Departamento de Gestão Ambiental V, José Contrera Lopes Neto, os técnicos que participaram do treinamento acharam as exposições interessantes e deverão aproveitar de forma eficaz as experiências e ensinamentos ministrados.

Allan Edryen Pavani Costa, de 26 anos, da Agência de Iguape, funcionário aprovado pelo Concurso de 2005 e que trabalha na CETESB desde 2008, diz que na região onde trabalha, com predominância das paisagens naturais, a maior parte do problema de áreas contaminadas fica mesmo por conta dos postos de combustíveis, localizados nas áreas urbanas e nas estradas. Por isso, ele já tinha algum conhecimento dos assuntos abordados, mas sentiu no curso principalmente uma maneira de se aprimorar e se informar melhor, como no caso dos procedimentos relativos à elaboração do relatório de investigação detalhada.

Texto
Mário Senaga