O evento de recepção dos aprovados na seleção pública realizada em junho de 2010, para o programa de estágio de pós-graduação, um convênio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB com a Petrobras, aconteceu neste dia 03.08, no auditório Augusto Ruschi. Ao todo são 70 vagas de estágios, para estudantes “stricto sensu” ou “lato sensu”, nas áreas de engenharia florestal, engenharia agronômica, engenharia ambiental, biologia, geologia, geografia, direito ambiental e gestão ambiental, distribuídas entre as agências ambientais e a Sede da Companhia.

Mariana Zagatti, 23 anos é formada em Ciências Biológicas pela Faculdades Adamantinenses Integradas – FAI e está fazendo pós-graduação em gestão ambiental. Ela, que já estagiou em Ciências Biológicas, viu no concurso oferecido pela CETESB uma oportunidade de poder atuar com gestão ambiental. “Optei por este estágio porque será a porta de entrada para atuação na área que quero”, disse.

No evento, os convocados receberam as orientações para preenchimento de ficha, entrega de documentação e conheceram equipamentos de proteção individual – EPI. Após estes procedimentos, os convocados foram chamados por ordem de classificação para escolherem o plano de estágio, a localização de onde pretendem atuar, obtiveram maiores informações sobre o período de aprimoramento profissional e foram encaminhados para exame médico.

Enquanto Reginaldo Aparecido Neves e Rafael Ortiz, do Setor de Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho da CETESB apresentavam os equipamentos de proteção, Cristina Nassif Junqueira, 22 anos, também comentou sobre suas expectativas para o estágio. “Acredito que conseguirei aprender melhor na Agência Ambiental. É uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento”. Recém-formada em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP e pós-graduada em Engenharia Ambiental, Cristina confessa sua expectativa de conseguir estagiar na Agência Ambiental de Campinas, mas diz que se conseguir estágio na Sede da CETESB, vem morar com os pais em São Paulo.

Kleber Halley, 46 anos, saiu de Caxambu, Minas Gerais, porque há tempos tem o intuito de trabalhar na CETESB. Formado em Engenharia Agrícola, Kleber já trabalhou na área de mediação do nível do mar, porém na CETESB vai estagiar na área de Avaliação de Impactos Ambientais. “Este estagio é a oportunidade que eu precisava não só para atuar na área, mas para trabalhar na Companhia.

Vânia Ramos Olichwir, gerente do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos, informou que os estágios terão início na segundo quinzena deste mês.

Texto
Cristiane Pappi