A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB está orientando os trabalhos de elaboração do Plano de Resposta a Acidentes Envolvendo Produtos Químicos no Paraguai. Com essa finalidade, o técnico Marco Antonio Lainha, do Setor de Operações de Emergência, encontra-se desde o último dia 3 de agosto em Assunção, para ministrar um curso para 40 pessoas de diversos órgãos.

O evento, encerrado nesta quinta-feira, 05.08, está sendo coordenado pela Organização Pan-Americana de Saúde-Organização Mundial de Saúde – OPAS-OMS, em conjunto com a Assistência Sanitária em Emergência e Desastres do Paraguai – ASANED, órgão vinculado ao Ministério de Saúde Pública e Bem-Estar Social.

Segundo Lainha, o trabalho foi desenvolvido em três etapas, envolvendo inicialmente aulas teóricas, seguindo-se a elaboração efetiva do Plano de Resposta. Para isso, foram formados cinco grupos com membros de órgãos das áreas de segurança, saúde, meio ambiente e jurídica, além do Corpo de Bombeiros Voluntários, em cuja sede o curso foi realizado.

Cada um dos participantes recebeu um CD contendo uma farta literatura sobre o tema, bem como um documento impresso de um Plano de Resposta. A pedido dos organizadores do curso, foi realizado, ainda, um simulado teórico sobre um acidente rodoviário envolvendo um vazamento de amônia.

Os 40 técnicos que participaram do curso são dos seguintes órgãos: Vigilância em Saúde, Bombeiros da Polícia Nacional, Ministério da Defesa, Ministério do Interior, Secretaria de Meio Ambiente, Serviço Nacional de Qualidade em Saúde, Policia Rodoviária, Serviços Médicos Emergenciais, Aduana, Ministério Público, Direção Nacional de Trânsito, Ministério Público e Administração Nacional de Navegação, além de várias prefeituras municipais, serviços médicos e sanitários, hospitais e outros.

Newton Miura
Setor de Operações de Emergência