Técnicos das agências ambientais que, agora, respondem também pela aplicação do Código Florestal, estão sendo capacitados para atuarem na inspeção técnica em áreas de vegetação. Com essa finalidade, o Setor de Desenvolvimento e Pesquisa, da Divisão de Gestão do Conhecimento, da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, organizou o curso “A vegetação no Estado de São Paulo: processos de sucessão”, que trata da estrutura e dinâmica dos biomas paulistas.

Duas turmas já participaram do curso nos dias 2 e 5 de agosto. A terceira turma está programada para o dia 20 de agosto, das 8h30 às 17h30, no Auditório Augusto Ruschi.

Além das aulas teóricas, haverá trabalhos em campo em áreas localizadas na Baixada Santista e no Interior do Estado. A primeira turma desenvolveu a atividade no último sábado, 07.08. As outras turmas desenvolverão a atividade nos dias 14 e 21 de agosto.

O curso está sendo ministrado pelos professores Eduardo Luís Martins Catharino, do Instituto de Botânica, e Waldir Mantovani, da Universidade de São Paulo – USP. O objetivo principal é de oferecer aos técnicos da CETESB um conhecimento mais detalhado sobre a vegetação do Estado de São Paulo, para que reúnam condições de interpretar de forma mais apurada questões relativas ao licenciamento ambiental e decretos legislativos envolvendo a cobertura vegetal.

Segundo a geógrafa Pilar Martins, da Agência Ambiental de Itu, “este curso é fundamental porque a CETESB agora tem novas competências, passando a responder também pela aplicação do Código Florestal, e nós, técnicos, temos que saber sobre as espécies vegetais e os biomas para podermos ter um discernimento na hora de fazer uma inspeção”.

Robson Tadeu Gomes, da Agência Ambiental de Osasco, explica: “Quem já é da área de Biologia ou Engenharia Agronômica está passando só por uma revisão, mas para nós, que temos uma formação da área de Exatas, estamos adquirindo um conhecimento novo, começando a entender a vegetação como um todo.”

Por se tratar de uma assunto novo para muitos técnicos, as atividades em campo serão fundamentais para uma melhor compreensão da dinâmica das plantas e sua relação com os biomas. Segundo Catharino, que está organizando essas excursões, o objetivo é mostrar para os alunos a grande diversidade de tipos de vegetação existente no Estado de São Paulo.

“A excursão sai de São Paulo, percorre algumas áreas do topo da Serra do Mar, desce as encosas e vai para o Litoral, onde os alunos poderão apreciar o mosaico da restinga”, explica. Depois, os grupos sobem novamente a serra e seguem em direção ao Vale do Paraíba para conhecer os mosaicos do Cerrado e da Floresta Estacional Decidual, além das matas ciliares e outros ambientes.

“Este percurso foi escolhido por abranger vários tipos de vegetação oferecendo, de forma intensiva, uma noção geral para os funcionários sobre a vegetação no Estado de São Paulo”, finaliza Catharino.

Texto
Gabriel Iorio
Fotografia
Fundação Florestal