A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, assinaram nesta quinta-feira (2/12) acordo de cooperação técnica e científica. O objetivo da parceria é fomentar linhas de pesquisa em programas de graduação,pós-graduação, mestrado e doutorado, voltados a temas ambientais.

O acordo também implica na oferta de treinamentos e cursos institucionais realizados pelos professores da PUC para as equipes técnicas da CETESB, inclusive para novos contratados e estagiários.

Serão realizados cursos de capacitação de gestores ambientais,principalmente nas áreas de licenciamento e de práticas de sustentabilidade.Também estão previstas o desenvolvimento de atividades conjuntas no interior do estado, em pólo tecnológico mantido pela universidade no município de Sorocaba.

O acordo de cooperação foi assinado pelo presidente da CETESB, Fernando Rei e pela Diretora de Tecnologia da agência, Ana Cristina Parisi da Costa. Pela PUC assinaram o Reitor e Vice-Reitor,Dirceu de Mello e Antonio Vico Manãs, respectivamente, ratificado pelos secretários executivos da Fundação São Paulo – mantenedora da Universidade -, João Júlio Farias Junior e José Rodolpho Perazzolo.

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, fundada há 64 anos,consolidou seu desenvolvimento acadêmico e comunitário a partir de 1980.

A graduação e a pós-graduação cresceram em número de cursos e alunos; a Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (Cogeae), criada em 1983, também ampliou suas atividades; a pesquisa (mestrados, doutorados e iniciação científica) seguiu o mesmo caminho.

Às áreas de reconhecida excelência e tradição se juntaram outras, como Gestão Ambiental.A Universidade também passou a apostar nos cursos tecnológicos superiores.

Dois novos campi, Santana (zona Norte da capital) e Barueri foram criados em meados dos anos 2000 e marcam a expansão da PUC-SP para outras regiões da cidade e do Estado de São Paulo.

Pedro Calado