Técnicos da Agência de Campinas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB participaram, em 04.03, das ações emergenciais em torno de um acidente envolvendo um caminhão-tanque, que tombou na Rodovia D. Pedro I, km 33+500m, pista sul, em Campinas, e provocou o vazamento de cerca de 10 mil litros de combustíveis.

O acidente aconteceu por volta das 4h15 da madrugada e as ações emergenciais, que tiveram também a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Defesa Civil e equipes das empresas envolvidas, foram concluídas por volta das 14h50, com a liberação da pista sul da rodovia.

A CETESB foi acionada pela Concessionária Rota das Bandeiras. O caminhão, pertencente à Luft Transportes Rodoviários Ltda., de Paulínia, carregava 30 mil litros de gasolina, óleo diesel e álcool, da Shell, também de Paulínia, com destino a Itatiba, quando aconteceu o acidente.

Com o tombamento, os combustíveis começaram a vazar pelas bocas dos tanques, escoando pelo sistema de drenagem da rodovia e atingindo uma via que passa bem embaixo do ponto do acidente, situada na rua Dr. Antonio Duarte da Conceição, mais conhecida como “estrada de Anhumas”.

O Corpo de Bombeiros, então, improvisou uma barreira de contenção, com terra, nessa via, permitindo que apenas uma pequena quantidade de combustíveis chegasse até a galeria de águas pluviais. Em conseqüência, apenas iridiscências oleosas eram vistas em alguns pontos do Ribeirão Anhumas, canal poluído que corta a cidade de Campinas e passa a uma distância aproximada de 300 metros do local. De qualquer forma, como medida preventiva, a CETESB informou a captação para abastecimento público de Sumaré, no Rio Atibaia, com relação ao ocorrido.

Os combustíveis que ainda se encontravam nos tanques, mais ou menos 20 mil litros, foram recolhidos em bombonas plásticas e, depois, passaram por operação de transbordo, sendo transferidos para outro caminhão-tanque providenciado pela Shell.

O material vazado, que ficou parte empoçado na via e parte contido na barreira de terra, foi recolhido e encaminhado para a sede da transportadora, devendo posteriormente sofrer destinação adequada, com aprovação da CETESB.

Procedeu-se à lavagem da via, também como medida de mitigação de danos ambientais. O caminhão acidentado foi destombado por volta das 12h30, sendo removido do local em seguida. A pista sul da Rodovia D. Pedro I foi então liberada para o trânsito.

Tendo em vista que os corpos de água envolvidos – Ribeirão Anhumas e Rio Atibaia – apresentam altas vazões, por causa da alta pluviosidade ocorrida, e do pequeno volume de produto vazado que atingiu a malha hídrica, os técnicos consideraram que o episódio não provocou significativos impactos ambientais.

Texto: Mário Senaga