Curso já tradicional no calendário anual da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, o de “Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo”, este ano terá, de forma inédita, duas edições. A primeira teve início em 09.05, com término em 13.05, na sede da Companhia, no bairro de Alto de Pinheiros, na capital. A segunda está prevista para agosto próximo.
Como nos anos anteriores – o curso é promovido desde 2002 -, a primeira turma de 2011 foi bem concorrida e preencheu as 50 vagas abertas para as inscrições. Mas – a outra novidade -, foi a participação de profissionais das mais diferentes especialidades e formações.
Conforme Célia Poeta, uma das coordenadoras técnicas do curso, ao contrário dos outros anos, que teve participação maciça de engenheiros, este ano marcaram presença advogados, administradores, biólogos e geólogos, entre outros. “O que é muito bom”, diz Célia, “pois uma boa equipe para a análise do licenciamento ambiental deve ser composta por um grupo multidisciplinar, que com suas experiências e formações específicas colaboram para uma melhor avaliação e de modo mais abrangente, enxergando o processo como um todo”.
Adriana Beatriz de Oliveira Silva, administradora já formada, atualmente estudando biologia e que trabalha em um crematório de animais em São Bernardo do Campo – que presta serviço para a Prefeitura de São Paulo -, atesta a importância do curso para a sua empresa, explicando que os fornos crematórios necessitam de licenças ambientais. Para ela, o curso irá ajudar a empresa a agilizar os procedimentos relativos aos licenciamentos ambientais e no acompanhamento do trabalho eventualmente executado por consultorias. O que mais agradou à Adriana foram as explanações sobre as legislações ambientais, licenciamento e gerenciamento de resíduos sólidos, e a interface do licenciamento com a outorga de água.
Por seu lado, o engenheiro Reinaldo Gavasso Araújo, que tem uma empresa de consultoria de gestão de qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho, em Cerquilho, no interior de São Paulo, confirma a grande procura pelo curso. Ele afirma que não pôde participar no ano passado, porque já não havia mais vagas, mas este ano, assim que as inscrições foram abertas, em março, já garantiu seu lugar. E disse ter gostado muito. “Além da reciclagem e atualização no que se refere aos diversos aspectos que envolvem o licenciamento ambiental, que nos ampliaram a visão de todo o processo, a troca de experiências foi muito importante”, declara Reinaldo, que ainda diz que, por causa de suas atividades, se interessou particularmente por uma apresentação sobre análise de riscos, o que o motivou a pensar em participar de outro curso oferecido pela CETESB, especificamente sobre o assunto.
O curso “Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo” faz parte da programação de Cursos e do Treinamento Técnico Especializado – TPEs 2011 da CETESB. Sua coordenação técnica ficou a cargo de Célia Poeta, gerente do Departamento de Apoio Técnico – Gestão Ambiental, e Silvia Romitelli, gerente do Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental. A coordenação executiva esteve sob responsabilidade de Renato Kacinskis e Irene Rosa Sabiá, do Setor de Cursos e Capacitação. Entre os docentes, além de especialistas do corpo técnico da CETESB, participaram, como convidados, especialistas do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP.
Texto: Mário Senaga