A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva prestou uma homenagem à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, por sua efetiva participação na construção do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE, durante cerimônia realizada, em 13.06, no Espaço Rosa Rosarum, na Capital, quando foi feita a entrega do prêmio AEA de Meio Ambiente as empresas que se destacaram em 2011, com o desenvolvimento de projetos de tecnologias voltados à redução dos impactos ambientais.

Coube ao diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carlos Roberto dos Santos, receber do representante da Umicore Brasil, Stephan Blumrich, uma placa alusiva aos 25 anos do PROCONVE.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Rubens Rizek, agradeceu em nome do Estado a distinção feita à agência paulista, que participa em várias Comissões Técnicas da entidade, colaborando na elaboração de normas, regulamentos, pareceres e estudos ambientais voltados ao setor automotivo no Brasil.

Instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, em 1986, em âmbito nacional, o PROCONVE estabeleceu um cronograma de redução gradual da emissão de poluentes para veículos leves – automóveis – e para veículos pesados – ônibus e caminhões -.

Baseado na experiência dos países desenvolvidos, o programa adota procedimentos diversos para a implementação das tecnologias industriais já existentes, adaptadas às condições e necessidades brasileiras.

Esteve presente também à homenagem o gerente da Divisão de Transporte Sustentável e Emissões Veiculares, Vanderlei Borsari, que integra as comissões técnicas da AEA de Acreditação de Laboratório de Emissões, de Veículos Híbridos e Elétricos e de Emissões de Aldeídos em Veículos do Ciclo Diesel.

Texto: Renato Alonso