“A água é um recurso natural fundamental. Necessitamos tratar a água com responsabilidade e sustentabilidade”. Com estas palavras foi aberto, em 05.12, o I Seminário de Produção mais Limpa em Saneamento pelo representante da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas – ABIMAQ, Valdir Folgosi.

O evento com duração de dois dias, 5 e 6 de dezembro, objetiva debater, com os especialistas presentes, técnicas possíveis para utilização da ferramenta P+L na área do saneamento. “Este primeiro seminário e a prova que a Câmara Ambiental de Saneamento está atuando como um fórum de representação de novas idéias.” – ressaltou o Diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB, Carlos Roberto dos Santos, durante sua explanação na abertura do encontro.

O público, presente ao primeiro dia do Seminário, foi composto por operadores da cadeia de saneamento, como prestadores de serviços, reguladores e consultores, até pesquisadores, representantes de associações ligadas ao tema, representantes dos comitês de bacias hidrográficas e, também, estudantes.

“A P+L é fundamental dentro da evolução ambiental. Nada mais justo que a modernização no setor de saneamento utilize esta ferramenta de trabalho. Tenho certeza que este seminário é o primeiro de muitos sobre o tema.” – conclui Carlos Roberto.

Para a Gerente da Divisão de Coordenação de Câmaras técnicas da CETESB, Maria de Lourdes Rocha Freire, “a participação da Câmara Ambiental do Setor de Saneamento na organização do seminário é uma prova de que este fórum contribui na elaboração de políticas públicas na área ambiental.”

A Produção mais Limpa apresenta como meta a diminuição do uso da água, da energia e das matérias primas, tendo como conseqüência a melhoria no relacionamento com os órgãos ambientais e a comunidade, a eficiência no uso dos recursos, a redução dos custos e a melhoria da imagem da empresa. A P+L pode ser aplicada em processos produtivos, produtos e serviços, e possui um caráter preventivo, fatores que reforçam o seu uso no setor de saneamento.

O Seminário contou com a promoção da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, por intermédio da Câmara Ambiental do Setor de Saneamento, com a organização da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas/Sindicato Nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental – ABIMAQ/SINDESAM, da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais – AESBE, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e com o apoio da Associação dos Serviços Municipais de águas e Esgoto – ASSEMAE – SP.

Texto: Cristina Couto