A CETESB vai realizar, em 2012, um total de 50 cursos e treinamentos práticos especializados com a finalidade de promover a transferência de conhecimentos técnicos e metodológicos para a capacitação de profissionais na área de gestão ambiental. A agenda das atividades pode ser consultada aqui, onde os interessados encontrarão as orientações para as inscrições.

Os cursos, 36 teóricos e 14 práticos, serão iniciados no dia 19 de março próximo. O primeiro curso será o de “Tecnologia de Controle da Poluição do Ar para Material Particulado, Gases, Vapores e Odores e Verificação de Sistemas”, que vai tratar das diversas formas de contaminação atmosférica e os recursos disponíveis para o seu controle.

As aulas e os treinamentos serão ministrados por especialistas do corpo técnico da CETESB e por docentes convidados. Profissionais de todo o país e do Exterior têm participado das atividades, representando instituições como órgãos ambientais e de defesa civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, empresas privadas e outras.

Os cursos mais procurados “Emissão Veicular”, “Avaliação de Impacto Ambiental”, “Atendimento a Emergências Químicas” e “Licenciamento Ambiental”.

A novidade deste ano é a inclusão de dois novos cursos na programação: “Legislação Florestal Aplicada”, que vai tratar por meio de aulas expositivas dos aspectos legais relativos à vegetação; e “Ensaio de Salmonella/microssoma – Teste de Ames”, com apenas seis vagas disponíveis, que vai realizar ensaios com bactérias para estudar a variação causada por compostos mutagênicos.

O programa de cursos e capacitação, cujo objetivo é promover a transferência de conhecimentos para a sociedade, faz parte das atribuições da CETESB, que é o órgão responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição.

Texto:
João Paulo Barros França