A CETESB realizou uma campanha de conscientização ambiental de motoristas de veículos diesel nesta terça-feira (19/06) na CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, zona oeste da capital, como parte da Operação Inverno 2012. Os motoristas de caminhões e outros veículos a diesel foram convidados a participar e 31 veículos passaram pelas inspeções voluntárias e gratuitas, para medição de fumaça, entre as 9h e as 13h. Apenas 5 veículos foram reprovados, representando um índice de não conformidade de 16,3%.

Também, foram distribuídos cerca de 400 panfletos. O material mostra como proceder para a correta manutenção dos motores, que além de reduzir as emissões de poluentes atmosféricos, permite a economia de até 15% de combustível e, ainda, aumenta a vida útil dos veículos. As atividades na Ceagesp, que não tiveram caráter de fiscalização e visaram apenas conscientizar o setor de transporte de carga sobre o problema da poluição do ar e suas causas e consequências, foram prestigiadas pelas presenças do presidente da CETESB, Otavio Okano, e do diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da Companhia, Carlos Roberto dos Santos. A coordenação técnica ficou por conta do gerente do Setor de Operações e Regulamentação, Daniel Egon Schmidt.

Na campanha deste dia 19/06, que contou novamente com o apoio do Sindirepa – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo e do CONPET – Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, foram utilizados dois opacímetros. O opacímetro é um aparelho amplamente utilizado na inspeção e fiscalização veicular, que avalia a fumaça emitida por veículos a diesel. É equipado com um sensor óptico, que mede indiretamente a fumaça contida no gás de escapamento por meio da absorção da energia emitida por um feixe de luz. O opacímetro também é ferramenta obrigatória nas oficinas de reparação diesel. Sem ele, não é possível realizar o diagnóstico do estado de manutenção dos veículos.