A CETESB passa a contar a partir de hoje, 02/08, com o funcionamento de sua estação automática móvel de monitoramento da qualidade do ar que está na cidade de Pirassununga e com o início da divulgação dos dados desta estação “on line” na página eletrônica da Companhia. A estação automática móvel, na verdade um veículo adaptado, com equipamentos que medem a concentração de determinados poluentes atmosféricos, em tempo real, está localizada no pátio da Agência Ambiental de Pirassununga da CETESB, à rua XV de Novembro, 2.448, na região central da área urbana do município, onde ficará por um ano. Nesse tempo, irá monitorar os parâmetros partículas inaláveis (MP10), óxidos de nitrogênio (NO e NO2) e ozônio (O3), complementando as medições feitas pela estação manual de partículas inaláveis instalada em 2010 no Jardim Carlos Gomes, também na região central da cidade.

Além dos poluentes mencionados, a estação automática móvel de Pirassununga também irá fornecer “on line” dados dos parâmetros meteorológicos direção e velocidade do vento, temperatura e umidade do ar. Os dados gerados são transmitidos para a central telemétrica localizada na sede da CETESB em São Paulo e, a partir de hoje também, estão disponíveis no site da CETESB, juntamente com as informações das outras 48 estações automáticas distribuídas pelo Estado de São Paulo, que formam a Rede Automática de Monitoramento de Qualidade do Ar da Companhia. São 24 estações fixas na Região Metropolitana de São Paulo e 25, no Interior e Litoral.

O monitoramento em tempo real, com o uso da estação automática móvel, pelo prazo de um ano, em Pirassununga, aliado ao monitoramento manual da estação de MP10 do Jardim Carlos Gomes, possibilitará um acompanhamento das tendências e mudanças na qualidade do ar, no município de Pirassununga principalmente, sendo que os índices encontrados servirão para o aprimoramento do diagnóstico ambiental, assim como fornecerão subsídios adicionais para o planejamento de ações de controle pela agência ambiental regional.

Na região atendida pela Agência de Pirassununga da CETESB, há importante ocupação urbana e o parque industrial é bastante diversificado, envolvendo empresas do setor de alimentos, suco cítrico, ração animal, bebidas, vidro, mineração, fundição e, com predominância, o setor sucroalcooleiro. Há dez usinas de açúcar e álcool de médio e grande porte, e quatro destilarias de aguardente instaladas na região, que se utilizam de vasta área plantada com cana-de-açúcar. A maior densidade da ocupação urbana ocorre ao longo do eixo da rodovia Anhanguera.

Texto: Mário Senaga