A CETESB passa a publicar, anualmente, o Relatório de Emissões Veiculares do Estado de São Paulo com dados sobre a maior frota do país e as estimativas de emissão de gases poluentes e de efeito estufa originados na circulação de aproximadamente 13,6 milhões de veículos, sendo 9 milhões de automóveis, 1,6 milhão de comerciais leves, 500 mil ônibus e caminhões e 2,5 milhões de motocicletas.

A primeira edição, disponível aqui, traz dados relativos a 2011, além de informações geradas pela CETESB, como agente técnico do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE e como a instituição que detém um amplo conhecimento em desenvolvimento de ferramentas e políticas para a redução do impacto ambiental gerado pela circulação de veículos. O relatório faz ainda uma avaliação da situação das ações previstas no Plano de Controle de Poluição Veicular – PCPV 2011-2013, como a lei que institui a inspeção veicular em todo o Estado encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa.

O documento revela, entre outros dados, que as emissões totais no Estado, em 2011, foram de 356 mil toneladas de monóxido de carbono (CO), 70 mil toneladas de hidrocarbonetos (HC), 240 mil toneladas de óxidos de nitrogênio (NOx), 6 mil toneladas de material particulado (MP) e 9 mil toneladas de óxidos de enxofre (SOx). Essas informações são, em seguida, analisadas com foco nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista, além do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Enfoca também a área conhecida como Macrométropole Paulista, que engloba as três regiões metropolitanas legalmente constituídas, incluindo ainda aglomerados urbanos como os de Piracicaba e Sorocaba.

O estudo traz ainda o balanço de emissões de gases de efeito estufa (GEE) como o dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) que totalizaram, respectivamente, 51 milhões de toneladas e sete mil toneladas. Das emissões de CO2, 10 milhões foram geradas por combustível renovável que, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC, devem ser considerados neutros.

A metodologia utilizada para estimar as emissões foi baseada no 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente e publicada em 2011. A aplicação da metodologia em níveis estadual e regional foi viabilizada pelas adaptações desenvolvidas pela CETESB consistindo, basicamente, na caracterização da frota do Estado e as especificidades de operação, em especial o uso do etanol.

Na caracterização da frota, os dados diferem dos do DETRAN-SP, que não desconsidera os veículos fora de uso. O estudo aponta que a frota paulista cresceu 6% no último ano, apresentando idade média de oito anos. No entanto, 4,3 milhões de veículos com mais de dez anos ainda encontram-se em circulação. O relatório publica ainda estimativa da frota circulante em cada um dos municípios do Estado.