Foram realizados nos dias 14, 21, 23 e 28 de janeiro, no escritório regional do SindusConSP – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, em Santos, o treinamento para desenvolvimento do Projeto Piloto SIGOR – Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos, para o setor da construção civil do município. O sistema tem como objetivo monitorar o resíduo gerado em uma construção ou demolição, até o seu destino final.

O treinamento contou com a presença de funcionários da prefeitura local, técnicos da CETESB (Agência de Santos e da sede), de construtoras, transportadoras e áreas de destinação de resíduos do município.

Representantes da ASTL, empresa contratada para o desenvolvimento do sistema, do SindusConSP e da CETESB, explicaram o funcionamento passo-a passo de cada módulo do SIGOR. Também foram feitas simulações do cadastro e de outras funcionalidades do sistema.

Por enquanto, o SIGOR está disponível somente para testes, treinamento, ajustes e simulações, com todos os participantes do município de Santos. A CETESB esteve representada pelo gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais, João Luiz Potenza.