Você está visualizando atualmente Balneabilidade das praias se mantém inalterada na Baixada Santista
Praia do Tombo - Guarujá. Créditos: Jurema Oliveira

As condições de balneabilidade das praias da Baixada Santista e Litoral Sul não devem ser afetadas pelo acidente no distrito Vicente de Carvalho, no Guarujá. O estado apontado no último Boletim de Balneabilidade das Praias da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), divulgado na quarta-feira dia (13/01), permanece válido.

De barco, a CETESB está realizando coletas da água do estuário. Até o momento, não há nenhuma evidência de que o canal do estuário tenha sido atingido. A amostragem de ph em ponto próximo ao mangue de Vicente de Carvalho apontou 7.1, que é considerado dentro da normalidade.  A Companhia analisará todas as amostragens de água coletadas nas imediações do terminal para determinar uma eventual contaminação das águas do canal estuário. Após os resultados dessas análises, será possível determinar se houve alteração na qualidade da água.

Com relação às praias, ainda que haja contaminantes lançados no canal do estuário, a água deverá percorrer cerca de cinco quilômetros até chegar à Baia de Santos e, consequentemente, os seus efeitos sobre as praias serão minimizados. Apenas a área onde está ocorrendo o acidente deve ser evitada.

Segundo o atual Boletim, em consequência das chuvas que têm caído na região desde o último final de semana, estão impróprias para o banho de mar em Guarujá as praias Perequê, Enseada – Av. Atlântica, Enseada – Rua Chile, e Enseada – Av. Santa Maria. Em Santos, estão impróprias as praias Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga, José Menino – Rua Olavo Bilac e Rua Frederico Ozanam.

Confira mapa de balneabilidade das praias.

 

Notícias relacionadas