Para nota atualizada, acesse: http://www.cetesb.sp.gov.br/2017/01/06/cetesb-acompanha-acoes-na-vale-fertilizantes-e-avalia-danos-ambientais/
Técnicos da Cetesb estão, desde as 15,30h de hoje, quinta-feira, 5/1, acompanhando o incêndio na Unidade 2 da Vale Fertilizantes, na Vila Parisi, no Polo Petroquímico de Cubatão. Segundo a gerência da Agência Ambiental de Cubatão, o incêndio obrigou a evacuação da população no entorno da área industrial, afetando as empresas Yara Fertilizantes e Cesari, além da Unidade 3 da Vale Fertilizantes.
Segundo informações obtidas pelos técnicos da Cetesb, o incêndio teve início em uma das correias que alimentam o galpão de nitrato de amônio, matéria-prima para a produção de fertilizantes. Trata-se de um produto explosivo, o que obrigou o Corpo de Bombeiros a isolar a área, tomando-se, inclusive, a decisão de interditar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, nos dois sentidos.
Por precaução, os técnicos considerando a intensidade da pluma que se formou na atmosfera, sugeriu à Defesa Civil do Município de Cubatão a promover a evacuação da comunidade Mantiqueira que fica nas proximidades da empresa Usiminas, que também foi evacuada. Os moradores dessa comunidade foram retirados com a utilização de três ônibus disponibilizados pela empresa e levados para uma escola do município.
Neste momento, os técnicos da Cetesb encontram-se no local das operações para uma melhor avaliação da situação, para tomar medidas para amenizar os impactos ambientais do incêndio. O nitrato de amônio, quando inalado, pode causar irritação nos olhos, garganta e no tratorespiratóio.