A cidade de São Paulo é um contraste! Entre o cinza, os carros e a correria diária, testemunhos de sua gente encantam quem ouve. Patrícia Iglecias, diretora-presidente da CETESB, recebeu, em 05/02, o empresário paulistano Hélio Silva, o idealizador do projeto “O Plantador de Árvores”.

Era 23 de novembro de 2003, quando foi iniciada a grande aventura ecológica. “Decidi fazer por São Paulo o que ela fez por mim,” declara Hélio, nascido em Promissão – SP. Há 15 anos admirando a cidade, ele passou por uma área pública e deteriorada, às margens do córrego Tiquatira, na zona leste. Resolveu revitalizar o local. Foi uma façanha, quase homérica. O que antes era degradado se tornou, em alguns anos, o Parque Linear Tiquatira.

“Experiências assim mudam a aparência da cidade e incentivam o cidadão comum a ser um trabalhador em prol do meio ambiente,” comenta Patrícia. A presidente frisa que o Programa Nascentes, do Governo do Estado, é outro bom exemplo de recuperação ambiental executado pela parceria entre poder público e o empreendedor. O programa otimiza e direciona investimentos, públicos e privados, para o cumprimento de obrigações legais, compensação de emissões de carbono, redução da pegada hídrica e implantação de projetos de restauração voluntários.

Seu Hélio relata orgulhoso que hoje a área possui mais de 150 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, como pau-brasil, jerivá, bambu-imperial, entre outras. Outro ponto ressaltado é a presença de pássaros como rolinhas, joões-de-barro e bem-te-vis, que adotaram o local atraídos pelo verde. “A minha meta de plantio é 50.000 mil mudas,” finaliza.

Para Patrícia, a experiência relatada é um estímulo para que a CETESB, que completou 50 anos, continue como um órgão de vanguarda e de atitude em prol do meio ambiente. “As parcerias, as tecnologias de ponta e as ações inovadoras são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento sustentável do Estado,” conclui.

Para conhecer detalhes do trabalho acesse o Blog: oplantadordearvores.blogspot.com.br

Texto: Cristina Couto
Revisão: Cristina Leite
Fotografia: Fernando Hisi