Você está visualizando atualmente CETESB participa do Fórum Paulista de Desenvolvimento

Evento vai discutir e acompanhar todos os programas de governo

A diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) Patrícia Iglecias palestrou no Fórum Paulista de Desenvolvimento (FOPA), que tem como tema principal “A retomada do crescimento – 10 anos de progresso, inclusão social e econômica”. Guarulhos sediou a primeira edição do evento, realizada em 10 de julho.

O objetivo do FOPA é promover debates sobre as principais demandas da população paulista ao percorrer todas as regiões do Estado paulista. A cada ano, uma nova cidade será selecionada para sediar o evento.

A equipe do atual Governador ouviu e relacionou as principais demandas da população paulista, que foram apresentadas a grandes especialistas para identificação de soluções, além de iniciativas factíveis no atendimento dessas demandas.

Em sua palestra, Patrícia Iglecias ressaltou que o FOPA está em acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, mais especificamente o ODS 17, sobre a importância das parcerias entre o setor público, privado e acadêmico para que o país possa avançar.

Desenvolvimento é palavra de ordem e sinônimo de eficiência na produção e em todos os serviços e atividades. Nesse sentido, a atual gestão da CETESB está focada em tornar o licenciamento eficiente, ao analisar todas as questões – econômicas e ambientais – com máxima agilidade. “O desconhecimento quanto à documentação é um dos entraves do licenciamento. Temos o programa CETESB de Portas Abertas, que atende os empreendedores e esclarece as dúvidas para que esse processo possa ser eficiente”, destacou Patrícia.

Ainda sobre o trabalho desenvolvido na CETESB, a diretora-presidente falou sobre logística reversa, ferramenta para aperfeiçoar a gestão de resíduos. “São Paulo é o único que vincula a licença ambiental ao plano de logística reversa. Também desenvolvemos programas de referência na qualidade do ar, que pode ser replicado em outros estados do país”.

Patrícia destacou também a importância da mulher na sociedade, na política e em posições de lideranças. E convidou os jovens presentes a fazer a diferença, fazer o que precisa ser feito, de maneira diferente. “As pequenas ações também fazem a diferença”.

Participaram também da abertura solene do Fórum, os secretários de Estado da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles e de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o procurador-geral do Ministério Público, Thiago Pinheiro Lima, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o presidente do GCSM, Agostinho Turbian, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa ao Turismo, o deputado Herculano Passos, o secretário de Desenvolvimento de Guarulhos, Rodrigo Barros, o diretor-presidente da Desenvolve SP, Nelson Antônio de Souza e o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE –SP, Tirso de Salles Meirelles.


Texto: Luciana Reis
Fotos: Núbia Lentz