Equipe de Emergência participa de simulado de vazamento em duto

O exercício for organizado pela Transpetro em duto na zona leste

Técnicos do Setor de Atendimento a Emergências da CETESB participaram, na quarta-feira (25/9), de um exercício simulado de vazamento de gasolina por tentativa de furto no duto Osvat 22, no Parque Guarani, zona leste da Capital. O treinamento, organizado pela Transpetro, serviu para avaliar as ações de resposta das equipes e treinar a comunidade local a agir com segurança em situações de emergência.

O simulado teve a participação de moradores do entorno e diversas instituições parceiras, como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde (Samu), Ibama, Cruz Vermelha, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, CET e CETESB.

Cerca de 200 pessoas participaram da representação, em que três criminosos utilizando ferramental improvisado, tentam perfurar o duto e provocam o vazamento descontrolado do combustível, seguido de incêndio. Um dos bandidos, ferido na simulação, precisou receber atendimento médico, enquanto os moradores de um raio de 100 metros eram removidos do local.

O vazamento de combustíveis em dutos é uma das ações que as equipes de Emergência da CETESB atendem com cerca frequência. Em 2018, segundo dados da Transpetro, foram registrados 261 casos, número que representa um aumento de mais de 250%, quando comparado com 2016, com 72 ocorrências de furtos em dutos no Estado.